Agora falta pouco. Exatos 10 dias para o início da Copa do Mundo. E como entramos na fase dos bolões e palpites, faço aqui alguns.
1) A presença de turistas não vai impactar de maneira expressiva a venda de bebidas. O total de turistas, estimados em cerca de 700 mil, não vai fazer virar a chave do mercado.
2) O clima da Copa ainda não pegou. Mas boas apresentações do time brasileiro podem empolgar a população. O impacto da televisão deve criar um ambiente mais festivo às vésperas e durante o torneio.
3) Os protestos vão acontecer, mas não terão impacto significativo para o consumo. Grandes centros serão mais impactados. Os protestos em dias de jogos terão baixa adesão. E também deveremos ter a dicotomia entre ser contra a Copa mas a favor da seleção.
4) O volume de vendas deve aumentar cerca de 10%, em média, comparado com o ano anterior. Os maiores beneficiados devem ser cervejas, refrigerantes e cachaça, todas bebidas com características mais populares e integrando o movimento de grupos e festas para assistir aos jogos. Cerveja e cachaça podem crescer cerca de 15%, a depender da temperatura e da longevidade da Seleção Brasileira no campeonato.
5) As vendas devem crescer no autosserviço e no canal frio. No autosserviço, a venda deve ser maior nas pequenas cidades e no interior, onde a realização de reuniões em residências deve movimentar mais famílias e grupos de amigos. Nos grandes centros, a possibilidade recai sobre bares e restaurantes pelos horários dos jogos e horários de trabalho reduzidos.
6) Os bares e restaurantes devem aproveitar para subir seu faturamento no período, mas alguns podem cometer o erro de tentar aumentar preços. Se fizerem isso vão perder, pois os consumidores gostam dos jogos, mas gostam mais de seu dinheiro.
7) O setor de cachaça vai aproveitar menos do que poderia o clima da Copa e a exposição do Brasil. A falta de profissionalização e unidade não gerou uma ação de categoria, o que é uma pena. Perdemos a oportunidade de reforçar a única bebida reconhecidamente brasileira.
8) Vamos ter muitos chatos tentando analisar fenômenos sociológicos no período. Isso pode aumentar o consumo de bebidas se você estiver no meio de uma roda e isso acontecer. Se você bebe para esquecer, tente beber para não ouvir.
9) E, claro. Vai ter Copa, protesto, cerveja gelada, caipirinha, crianças gritando, gente desesperada para chegar em casa nos dias de jogos, cidades às moscas durante o primeiro tempo e gente achando que tal ou qual candidato será beneficiado pelos resultados.
Minha aposta está feita. Quer entrar no bolão?