Seus amigos comentam, os seus pais entendem do assunto e os mestres cervejeiros idolatram. É a tríade mais famosa do Brasil, perdendo apenas para o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Estou falando aqui da cerveja, da cevada e do malte, cuja doutrina é seguida por milhões de consumidores Brasil afora.
Livro 1º, Capítulo 1, Versículo 1: e Deus fez a cevada.
Semana passada o Líquido & Certo trouxe à luz o grão da cevada como um dos ingredientes principais na confecção da cerveja. No mandamento cervejeiro o malte seria o Filho, corpo consubstancial do grão. Após colhida, a cevada passa por um processo chamado maltagem que nada mais é do que a hidratação da semente da cevada, fazendo com que ela germine. Esta semente germinada irá passar por um importante processo de secagem e depois triturada ou moída, e deste modo liberar ainda mais as enzimas necessárias para a transformação do açúcar em álcool. Esta transformação, do açúcar em álcool, vamos acompanhar mais para frente.
Assim ensinou o mestre.
O importante aqui é lembrar que: 1) o malte é resultado da cevada hidratada e germinada e 2) o malte é base para o açúcar virar álcool. A grande dica, a sacada divina, desenvolvida ao longo dos séculos está justamente no quanto você quer que o seu malte torre. Se você pediu a graça de uma cerveja mais clara, então o malte será menos torrado; caso queira a bênção de uma cerveja escura, o malte será mais torrado. Além da cor, o modo e o tempo de torragem do malte influenciam também no gosto final do produto.
Então jogue suas mãos para o céu e agradeça, o malte garante que a sua cerveja seja exatamente aquela que você gosta e ainda possui todas as qualidades e benefícios da cevada original: ajuda a combater o excesso de colesterol, a regular as funções intestinais e contém vitaminas e minerais importantes como B1, B2, magnésio, ferro, fósforo entre outros.
(Com informações de Malteurop e Food and Diseases)
Receita: Pão de Malte (Malzbrot)
Delicioso pão de malte longa vida, permanece fresco por bastante tempo mesmo sem conservantes – o verdadeiro milagre do pão.
- 300 g de malte de cevada moído (mosto da cerveja)
- 800 g de farinha de trigo (dica do Líquido & Certo, troque por 400 gr de farinha de trigo comum por 400 gr de farinha integral, o pão fica mais fofo!)
- 10 colheres (sopa) de mel
- 10 g fermento biológico
- 1 colher (sopa) de sal
- 350 ml de leite
- 1 colher (sopa) de margarina
MODO DE PREPARO
- Em uma bacia misture todos os ingredientes com as mãos até que forme uma massa homogênea
- Daí amasse bem por no mínimo 10 minutos
- Cubra com um pano seco e limpo e deixe a massa descansar por no mínimo 1 hora
- Amasse novamente e coloque em forma para pão untada com óleo
- Cubra com um pano novamente e espere crescer bem (cerca do dobro do tamanho)
- Se desejar, antes de ir ao forno pode-se pincelar 1 ovo batido sobre o pão para deixá-lo bem dourado
- Asse em forno alto (250ºC) por 45 minutos (dica 2 do Líquido & Certo: abaixe a temperatura para 190ºC e asse no forno por 50 minutos)
- Logo que retirar do forno, desenforme e mantenha sobre uma superfície arejada para não suar a parte de baixo do pão
fonte: http://www.tudogostoso.com.br/receita/142899-pao-de-cerveja-malzbrot.html