Você é do tipo que tem nojinho. Bastou ver aquele branquinho na maçã, um pedacico mais escuro na banana, um verdinho de nada no pão – “direto pra lixeira!”, você proclama, sem contestar a validade ou a possibilidade de salvar a criatura. Vou então te contar uma novidade que vai te deixar bege, ou melhor, branco: você já bebeu muito, mas muito fungo por aí na vida.
Tal qual o bolor, a levedura é um ingrediente fundamental da cerveja, cuja composição é um microrganismo vivo chamado Saccharomyces cerevisiae. Você se lembra quando discutíamos o papel do malte e do lúpulo aqui no Líquido & Certo? Combinados estes ingredientes num processo que dá origem ao mosto, um caldo rico em açúcares e carboidratos, a levedura de cerveja “se alimenta” deste material e “excreta” gás carbônico e etanol, mais conhecido como álcool. Em outras palavras, graças a estes pequenos seres amigos do homem, a cerveja pode ser chamada de cerveja e não suco de cevada não-alcoólico.
Inclusive, você já deve ter reparado que existem alguns tipos de cerveja, como as ales (pronunciada em inglês como “êiel”) e as lagers (“láguer”). Basicamente, os rótulos estão te dizendo que o álcool desta cerveja foi feito com as leveduras de alta fermentação – ale -, nas temperaturas ideais de 18ºC a 24ºC, ou que ele foi feito com as leveduras de baixa fermentação – as laguers- entre 9ºC e 13ºC.
E se você pensou que isso era tudo, tem mais: há verdadeiras fazendas de cultivo destes preciosos microrganismos ao redor do mundo. Para além da cerveja, você pode consumi-los diariamente em forma de cápsulas, comprimidos e flocos naturais (ao estilo “farinha de unicelulares”). O levedo de cerveja é uma substância altamente rica em vitamina e sais minerais. Ele equilibra a flora intestinal, reduz prisão de ventre, combate a diarreia, auxilia no tratamento de diabetes, estresse, falta de apetite e ainda por cima fortalece o nosso sistema imunológico. É mole? Não. É vivo!
Eu, agora no seu caso, pensaria duas vezes antes jogar uma melancia inteira na lixeira por causa de uma ou duas manchas, lembre-se que quem gosta de beber xixi de bolor é você.
(Com informações de Natural Enternauta, Como Fazer Cerveja, Wikipédia, Livro de Receitas)