Final de ano todo mundo cansado: você se arrasta da cama ao acordar, nem bem parece que dormiu aquelas tantas (poucas) horas. Uma falta de ânimo… lá pelo meio dia começa aquela dor de cabeça, você se olha pálido no espelho e sente uma falta de ar.
Peraí. Falta de ar?
Você talvez não tenha percebido, mas a anemia é uma condição mais comum do que você pensava. Não acontece apenas com aquele seu primo magrinho não, ela é uma síndrome na qual o sangue perde um pouco da capacidade de transportar o seu oxigênio às outras partes do corpo. Só no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), cerca de 30% das mulheres em idade fértil apresentavam prevalência de anemia em 2006. Em maior escala, de acordo com a estivativa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2008, a falta de ferro afetava 1,62 bilhões de pessoas no mundo todo.
Mas por que tanta desgraça?
A boa notícia – e sempre haverá uma boa notícia esperando por você no Líquido & Certo – é que a cerveja é uma bebida rica em vitaminas do complexo B, incluindo B9. Com base na pesquisa divulgada pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, as cervejas pilsen, malzbier e sem álcool podem ser importantes no combate à anemia; especialmente tratando-se da malzbier, que possui mais que o dobro em questão de antioxidantes e vitaminas.
Agora não vá entornar copos e copos de cerveja, achando que isso irá resolver os seus problemas com falta disposição, sono e ferro no sangue, pois o tiro pode sair pela culatra. Beber pouco por dia, o equivalente a um chope em média, é a dose recomendada para se obter os efeitos positivos de álcool no sangue e ainda acabar com aquele olhar de vampiro, característica comum de um ser humano do planeta Terra no fim de ano.
(Com informações do Ministério da Saúde, PNDS, OMS, R7)