Você já ouviu falar em stollen? Não, não estou falando do verbo roubar em inglês ou de alguma banda pop americana que esteja tocando nas rádios no momento. Trata-se de uma versão antiqüíssima e germânica do nosso famigerado panetone.
A primeira menção que se tem documentada desta sobremesa é datada do ano de 1329, cuja receita havia sido preparada e oferecida a um bispo da comarca de Naumburgo, Alemanha. Rico em levedura, frutos secos e farinha – o stollen atravessou séculos por suas ricas propriedades alimentares, além de ter um gostinho delicioso, perfeito para ser saboreado em épocas de comilança. Atualmente, o stollen é também conhecido como “pão alemão de Natal” ou simplesmente “pão de natal”.
Mestres cervejeiros, os alemães há muito tempo conhecem o valor da cerveja também num bom prato. Segue uma receita com baixíssimo teor alcóolico e altíssimo teor de gostosura.
Stollen, ou Pão Alemão de Natal
Ingredientes:
- 2 xícaras de açúcar mascavo
- 1 xícara de manteiga derretida
- 2 ovos
- 1 colher de chá de canela
- 1/2 colher de chá de pimenta-da-jamaica (opcional)
- 1/2 colher de chá de cravo em pó
- 3 xícaras de farinha de trigo peneirada
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 xícara de nozes bem picadas
- 2 xícaras de tâmaras bem picadas
- 2 copos de cerveja escura
- Açúcar de confeiteiro em pó
Tempo total de preparo: 1 hora e 30 minutos
Modo de Preparo:
Misture o açúcar mascavo e a manteiga em uma tigela. Mexa até ficar homogêneo. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo-os bem antes de adicionar o próximo.
Peneire a canela, a pimenta-da-jamaica, o cravo, a farinha, o bicarbonato e o sal à mistura. Adicione um pouco das nozes picadas e as tâmaras.
Adicione devagar o restante da farinha, alternadamente com a cerveja escura ao resto da mistura, mexendo bem após cada adição. Adicione o restante das nozes e tâmaras aos poucos. Separe uma assadeira em forma de pudim, unte-a e despeje a mistura.
Asse em forno pré-aquecido a 350 graus por 1 hora e 20 minutos. Deixe repousar por 5 minutos com o forno desligado. Adicione o açúcar de confeiteiro sobre a massa e coloque em um prato para servir.
Fonte da receita: “Encyclopedia of Creative Cooking”, de Charlotte Turgeon (Crown Publishing)