Não se tem conhecimento exato de quando ou quem decidiu assar a carne desta maneira, mas sabe-se que o churrasco gaúcho (que inclui, além do sul do Brasil, os pampas argentinos, paraguaios e uruguaios) possui registros datados do século XVII, lá no Rio Grande do Sul. Por se tratar de uma região tradicionalmente voltada à pecuária, de bom corte e carne macia, o churrasco gaúcho ganhou adeptos que subiram o Chuí e a tradição conquistou fama até o Oiapoque.
Hoje o churrasco tornou-se parte da identidade brasileira como um todo. Símbolo não só da boa comilança, a festa estende-se em encontros casuais com os amigos e parentes, aniversários e até mesmo em datas importantes como casamento e Ano Novo. Tudo isso, é claro, regado de bebidas igualmente tradicionais na cultura popular brasileira: caipirinha e cerveja.
Na segunda-feira agora, explorei este espaço para descrever os benefícios de marinar a carne na cerveja antes de assá-la. Em linhas gerais, algumas poucas horas de carne mergulhada na cevada mantiveram as propriedades nutritivas do churrasco e reduziram exponencialmente os seus malefícios.
Neste sentido, a tradição de churrasco e cerveja, além de uma combinação fantástica para a saúde, faz exercer com gosto o patriota que existe em você.
Lingüiça de Cerveja
Ingredientes:
2 colheres de chá de azeite de oliva ou manteiga
6 salsichas alemãs (Bratwurst) ou lingüiça de porco
1 cebola doce (cebola roxa), fatiada em anéis (onion rings)
180 ml de cerveja
Tempo de Preparo: 30 minutos
Modo de Preparo:
Aqueça 1 colher de azeite (ou uma colher de manteiga) em uma panela de ferro. Doure as lingüiças até ganharem uma tonalidade marrom-dourada. Remova as lingüiças e separe-as em outro prato.
Para o acompanhamento, coloque 1 colher de azeite (ou uma colher de manteiga) com os pedaços de cebola em formato de anel (onion rings). Cozinhe a cebola até ficar dourada.
Retorne as lingüiças junto à cebola e adicione a cerveja. Cozinhe em fogo médio, sempre alternando a lingüiça e a cebola para cozerem os dois lados, até que a cerveja se torne um caldo espesso. Este processo leva em torno de 12 a 15 minutos.
Sirva-os juntos ou a cebola primeiro como entrada.
Fonte: Homecooking