Talvez o dia tenha passado desapercebido ou talvez você more mesmo muito longe do mar… Pode ser que não seja nem um nem outro, pois afinal segunda-feira não é exatamente um dia de glórias, a ser guardado na memória.
O dia 2 de fevereiro, no entanto, é comemorado por muitos no Brasil como o dia de Yemanjá, cuja imagem nas religiões afro-brasileiras, como por exemplo o candomblé, a representa como nada mais nada menos do que a própria rainha do mar. Dona Janaína ou Odoyá, como também é conhecida, faz parte do sincretismo religioso brasileiro, próprio da nossa história, e rico elemento da identidade cultural do país.
No bebida para comer desta semana, uma receita de frutos-do-mar com cerveja, em homenagem à orixa.
Bolinho de Siri
Ingredientes:
- 1 xícara de carne de siri
- ½ xícara de queijo gruyère ralado
- 2 colheres de sopa de cebolinha
- 1 colher de chá de molho inglês
- 1 colher de chá de mostarda em pó
- 1 colher de chá de suco de limão
- ½ xícara (ou 8 colheres) de manteiga
- 1 xícara de cerveja lager
- ½ colher de chá de sal
- ¼ colher de chá de lemon pepper (pimenta moída com limão)
- 1 xícara de farinha de trigo
- 4 ovos
Tempo total de preparo: 40 minutos
Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 200ºC. Cubra a assadeira com papel manteiga.
Misture a carne de siri, o queijo gruyère, a cebolinha, o molho inglês, a mostarda seca e o suco de limão em uma tijela. Deixe descansando.
Em uma panela grande, derreta a manteiga, a cerveja, o sal e o lemon pepper. Deixe ferver. Adicione então a farinha e retire a mistura do fogo, mas continue mexendo vigorsamente com uma colher de pau. Retorne então a mistura ao fogo. Continue mexendo até a massa ficar firme.
Retire a massa do fogo quando estiver bem firme, adicione os ovos, um por vez, batendo vigorosamente a cada adição.
Adicione o recheio de siri na massa e misture.
Faça forminhas de bolinhos e as distribua na assadeira, de modo que tenham espaço para crescer. Asse os bolinhos de siri por 25-30 minutos até ficarem dourados e crocantes. Podem ser servidos quentes ou frio.