Dificilmente alguém ainda não experimentou a estrela principal deste post, um Campari.
Pode não ter virado um fã, apreciador regular, mas sabe do que estou falando.
Seu gosto levemente amargo, no início do ato de degustar, é inesquecível. Só de falar o nome, ele vem até a nossa memória. E quem curte, sente até o desejo de tomar um, puro, em forma de drinque ou com gelo, onde seu gosto amargo diminui.
Campari é uma bebida alcoólica bitter servida como aperitivo resultado da infusão de ervas, plantas aromáticas e frutas em álcool e água, sendo os dois últimos ingredientes os únicos conhecidos da receita. Muitos tentaram descobrir apenas o número de ingredientes. Alguns dizem haver 20 ou 60, outros chegaram a listar até 80. É fabricado pelo Gruppo Campari de Milão, Itália.
Foi inventado pelo italiano Gaspare Campari entre os anos de 1862 e 1867. O nome inicial de Campari era Bitter Uso Olanda.
Ainda hoje o produto tem a mesma composição original, graças à fórmula que foi guardada em segredo por quase 150 anos.
Sua gradação alcoólica pode variar entre 20,5% a 28,5%, dependendo do país onde é vendido.
À medida que novos cafés eram abertos e se tornavam populares, o costume de tomar um drinque aperitivo crescia de vento em popa. E Campari que sempre foi utilizado para estimular o apetite também ganhava agora uma finalidade social.
Reunir-se para tomar um aperitivo era uma desculpa para ver amigos e conhecidos e discutir todas as últimas notícias.
Os produtores de Campari sempre a associaram como uma bebida que harmoniza classe e elegância.
Campari sempre procurou acompanhar a sua época e principalmente captar as atmosferas sofisticadas que tinham estilo e emoção associados.
A imagem da bebida sempre foi planejada para buscar um aspecto internacional e se mostrar constantemente inovadora.
Nesse período, alguns artistas perceberam a importância da conexão entre arte e publicidade.
Atraídos por prestígio e fama, diversos deles colaboraram nos projetos publicitários de Campari. Marcello Dudovich e Adolfo Magrini foramcontribuidores assíduos.
O famoso pôster vermelho de Dudovich retratando dois amantes se beijando apaixonadamente em um quarto reservado foi o precursor do conceito da paixão vermelha presente nos atuais comerciais.
Artistas de cinema, a partir de 1940, também foram porta-vozes de comerciais de Campari, entre eles David Niven, Humprey Bogart e Nino Manfredi.
Os anos sessenta marcaram uma significativa mudança na publicidade de Campari, com uma nova abordagem gráfica elaborada por Leonardo Stroppa, Guido Crepax e Franz Marangolo.
Roma foi sede dos Jogos Olímpicos naquele ano, e Campari se tornou uma dos primeiros patrocinadores das Olimpíadas na história moderna.
Até os dias atuais, Campari sempre se moderniza em termos de propaganda e publicidade. A receita original da bebida é guardada em sigilo absoluto até os dias de hoje e de acordo com o Grupo Campariapenas uma pessoa no mundo sabe a fórmula por completo.
Atualmente, Campari é distribuída em mais de 200 países. Dados de fevereiro de 2011 contabilizavam uma venda de 2.800.000 caixas de 9 litros de Campari por ano.
Alguns drinques que levam Campari em sua composição:
Negroni
Ingredientes:
- 1 parte de Campari
- 1 parte de gim
- 1 parte de vermute Cinzano rosso
Preparo:
Misture em um copo duplo com gelo. Decore com uma fatia de laranja.
Americano
Ingredientes:
- 1 parte de Campari
- 1 parte de vermute Cinzano rosso
- 1 parte de água com gás
Preparo:
Misture em copo médio com gelo. Decore com uma fatia de laranja.
Campari Mojito
Ingredientes:
- 1 parte de Campari
- ½ parte de hortelã
- 1 parte suco de limão
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- Água com gás
Preparo:
Utilize um copo ideal para sucos. Coloque o limão e o açúcar mascavo no copo e esprema até ficar pastoso. Adicione a hortelã e esprema levemente. Complete o resto do copo com gelo picado. Adicione Campari e mexa “carinhosamente”. Decore com um ramo de menta.
Fontes:
http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/campari-s-ele-assim.html