É sempre assim: você passa por ela e evita fazer contato visual. Fica nervoso só de vê-la por perto, não sabe o que fazer com as mãos… De repente um relance de olho, só para conferir se ela está te encarando também. Não, não está. Você resolve assumir para si mesmo que é mais forte do que isso, afinal não é uma pessoa de exageros, divertiu-se no feriado ao lado de boas companhias, com boas bebidas e comidas. Mas e se… não! Também não precisa fazer esse drama todo, é só uma balança, e afinal, o que são uns poucos gramas a mais, talvez um quilinho? Aquele churrasco tava tão bom!
Vilã das dietas, destruidora de tanquinhos, a loura malvada – a cerveja – não tem tido uma boa fama ultimamente. Questionada por sua formação de barriga, a própria doutora de saúde pública do Reino Unido, Kathryn O’Sullivan, afirmou não haver correlação científica entre consumo de cerveja e aumento da gordura abdominal.
Segundo um estudo conduzido em 2011 pelo departamento de saúde pública e medicina preventiva da Universidade de Navarra – Espanha, o fato do álcool possuir relativo teor calórico (1 grama de álcool = 7,1 kcal) não o torna o principal agente engordativo. O mesmo estudo analisou mais de 30 publicações científicas relevantes no período entre 1984 e 2010, registrando algumas conclusões interessantes ao longo da pesquisa:
- Não é possível concluir positivamente a relação entre consumo moderado de álcool e aumento de peso. Os estudos que fazem esta ligação dizem respeito ao consumo excessivo de álcool e aumento de massa corporal.
- Para surpresa do senso comum: o presente estudo afirma que o consumo moderado de álcool está associado, inclusive, com o controle e manutenção do peso ideal.
- Bebidas espirituosas (como o rum, whisky e a vodka) e o consumo de mais de 7 drinks semanais de álcool estão associados a um ganho relativo de peso.
Se quiser, portanto, fazer as pazes com a balança e encará-la frente a frente, bastam apenas duas palavrinhas mágicas: cerveja e moderação.
(Com informações de Cerveza y Salud, Oxford University Press e Universidade de Navarra)