Se não fosse conhecido por seus belos quadros pós-impressionistas ou seus pôstores art-nouveau em Paris, o pintor Toulouse Lautrec certamente poderia se orgulhar de seus dotes culinários.
Reza a lenda que o artista, vivido no final do século XIX e começo do século XX, cunhou o termo “mayonnaise au chocolat” (maionese de chocolate) em suas andaças pela cozinha. Descobriu, a partir das neves dos ovos e do doce chocolate, uma possibilidade para se criar um delicioso creme macio. A maionese acabou virando “espuma” – mousse em francês – e entrou de vez para o cardápio de sobremesa da burguesia européia.
Assim como a arte e a comida, Toulouse Lautrec era apreciador de um bom copo. Soubesse ele da receita abaixo, de repente não seria esta a sua obra-prima da culinária?
Mousse de bolacha com cerveja
Ingredientes:
- 1 garrafa de cerveja tipo pilsner
- 24 bolachas tipo Maria torrada
- 500 g de açúcar de confeiteiro
- 250 ml de água
- 8 ovos
- 30 amêndoas raladas sem casca
- 6 cerejas cristalizadas
Modo de Preparo:
Coloque as bolachas de molho na cerveja.
Leve ao fogo o açúcar com a água até atingir o ponto de pérola (ao escorrer o caldo com uma colher ou escumadeira, observa-se um fio mais grosso e o caldo cai em formato de gotas).
Acrescente então as bolachas escorridas e desfeitas à mão. Leve novamente ao fogo e, enquanto ferve, adicione as gemas, uma a uma.
Quando começar a ferver, adicione as amêndoas raladas e por fim as claras batidas em neve.
Enfeite com as restantes amêndoas e com as cerejas cristalizadas.
Fonte da receita: “A cerveja no mundo em em Portugal”, Manuel Paquete.