Divulgado em 2014 com reportagem na conceituada revista Economist, estudo da Universidade do Porto, de Portugal, assegura que o uso da carne marinada com cerveja pode tornar o churrasco mais saudável, além de mais saboroso.
Tudo por que o processo de grelha da carne cria moléculas chamadas hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs), que podem causar dano ao DNA e, assim, aumentar as chances de desenvolver câncer de cólon. Uma maneira de conter os PAHs é a aplicação de antioxidantes na carne. E a cerveja é rica nestes antioxidantes, na forma de melanoidinas, que se formam quando a cevada é torrada.
Durante o estudo, carnes foram grelhadas de três maneiras: sem marinar na cerveja, marinada em uma cerveja pilsen e marinada em cerveja escura. O resultado foi uma carne mais saborosa e saudável com baixa produção de PAHs quando marinadas nas cervejas. Quando grelhadas, as carnes não marinadas tiveram uma média de 21 nanogramas (bilionésimos de grama) de PAHs por grama de carne grelhada. Carnes marinadas com cerveja pilsen tiveram em média 18 nanogramas. E a marinadas na cerveja escura em média apenas 10 nanogramas.
Portanto, além do consumo moderado de cerveja durante o churrasco, surge uma nova maneira de você deixar seu churrasco ainda mais saboroso: basta marinar as carnes na cerveja!
O estudo foi publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry.
Por Márcio Dal Rio