Pode comemorar pois o mês de junho chegou! Para além da festa junina, do quentão e de Santo Antônio (o santo casamenteiro), o avanço do mês de junho traz aos brasileiros a época de renovação cervejeira, isto é, a época do plantio da cevada em território nacional.
Segundo a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a grande maioria da produção nacional (+70%) se concentra nos estados sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul e Paraná, mas com crescente cultivo nos estados de Santa Catarina, Goiás e São Paulo. E o seu uso? Bem, como você poderia imaginar, 90% dos grãos – ou seja – 9 em cada 10 grãos, vão parar em algum copo de cerveja, através do processo de malteação. De acordo com a Revista Rural: “o que atrai os produtores a plantarem esta cultura é o fato de ser um produto que já tem comprador certo. Desde o momento do plantio até a colheita o trabalho está regido por um contrato de compra e venda realizado entre as cervejarias e o produtor ou cooperativa que representa um grupo de produtores. Quando entra na terra com a semente – fornecida pela empresa – o produtor já sabe o quanto vai gastar e receber depois da colheita.”
Para além da produção, vale salientar que a cevada possui inúmeros benefícios à saude. Uma pequena porção, equivalente a duas colheres de sopa, já garante 44% da necessidade diária de selênio, um antioxidante natural que ajuda no combate ao envelhecimento e formações cancerígenas; 20% da ingestão necessária diária de magnésio, importante para manter a força dos ossos e músculos; 21% da necessidade diária de vitamina B1, auxiliando o sistema nervoso e cardiovascular; além de contribuir para o sistema imunológico e regulação dos níveis de açúcar através do cobre e manganês presentes no grão.
Neste mês, quando estiver pulando a fogueira e fazendo o seu pedido a São João, não se esqueça de desejar um friozinho gostoso e um sol ardente sobre as plantações do sul do país. O seu co(r)po agradece.
Com informações de Embrapa, Revista Rural, Wickbold