Tem para todos os gostos: frita, assada, cozida, na bandeja, no prato e na cumbuca. Tem também na versão doce, salgada, apimentada, doce & apimentada, salgada & apimentada; só não tem azeda – ou será que tem?
Tem gente que a prefere mais gordinha, tem gente que a prefere mais magrinha. Uns a preferem bem branquinha, outros, mais escurinha. Para os famintos: uma bem grandona, para os enjoados: uma bem fininha.
Os antigos gregos a chamavam de tēganitēs e a comiam no café-da-manhã, doce. Os antigos romanos a chamavam de alia dulcia e, conforme o nome, comiam-na doce também. Lá do outro lado do mundo, eles apreciam com gosto. No Vietnã, eles a chamam de bán xèo, mas como lá é tudo ao contrário, eles comem na versão salgada. No frio da Rússia, eles têm até uma semana inteira em homenagem a essa maravilha, chamado Máslenitsa (neste ano, a semana caiu entre os dias 16 e 22 de fevereiro, só para constar). Na Finlândia, dependendo de onde você for, cada lugar tem um nome: tem gente que chama de lettu, tem finlandês que chama de lätty, e outros mais chatos que falam ohukainen – só para ser chato.
Mas chique, chique mesmo, é comerr na verrsom francésa! Ulalá. Tomando um vinhozim frrancês, você pede pro garrçom: une crêpe, si-vu-plê.
Agora, se você é como eu, que mora num país tropical, abençoado por Deus e não fala um pingo de francês, muito menos finlandês, russo, vietnamita, grego antigo ou latim, uma coisa eu te garanto: seja lá como você for pedir a sua, você vai amar comer uma panqueca.
Panquecas com Cerveja
Ingredientes:
Massa
- 1 copo de leite
- 1 copo de cerveja
- 5 colheres (sopa) de óleo
- 3 ovos
- 3 copos rasos de farinha de trigo
- 1 colher (chá) rasa de sal
Modo de Preparo:
Massa
- Bata tudo no liquidificador.
- Deixe descansar por 10 minutos.
- Em seguida prepare uma frigideira antiaderente.
- Frite, usando uma concha como medida.
- Vire de lado. Reserve.
Sugestões para o recheio
- Manteiga e mel (amasse bem a manteiga e misture com mel, uma delícia!)
- Queijo e geleia
- Açúcar e limão
- Sugestão de panqueca salgada:
- 400g de carne de siri desfiada
- 200g de requeijão cremoso
- 1/2 cebola picada
- 1 pitada de páprica doce
- 2 colheres (sopa) de óleo
- sal a gosto
- Em uma panela doure a cebola, a carne de siri, a páprica e o sal. Misture bem e coloque o requeijão.
Fonte da Receita: CyberCook.com.br (adaptado da receita original)