A sua vida pode ser doce como o açúcar, amarga como a cerveja, aveludada como o leite e tudo isso junto – de uma vez só – como um bom doce de leite caseiro.
Não se sabe ao certo a origem desta receita, mas especula-se que ela tem procedência latina, entre os séculos XV e XVI, com a exploração da cana-de-açúcar e a produção dos grãos nos engenhos do Brasil colônia. Hoje em dia, de acordo os dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o maior produtor de cana do mundo, com mais de 700 milhões de toneladas / ano.
Já o leite de vaca, proveniente da pecuária, surgiu igualmente no país com a implantação dos engenhos de açúcar. Segundo a Wikipédia, a raiz da palavra pecuária, Pecus, quer dizer “cabeça de gado” e vem da mesma raiz latina de “pecúnia”, que significa “dinheiro”. Com relação ao leite, o Brasil também tem um grande peso na produção e consumo deste bem. Segundo os dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) de 2012, o Brasil está entre os 10 maiores consumidores de leite de mundo, ocupando a 9º posição atrás da União Europeia e é o 4º maior produtor de leite do mundo – perdendo apenas para Índia, China e Estados Unidos.
Ambos os ingredientes estão profundamente ligados à tradição de desenvolvimento do nosso país – isso sem mencionar a cerveja, é claro – de forma que, poder-se-ia dizer que uma colheradinha de doce de leite carrega mais de 500 anos de memória brasileira.
A beleza desta receita reside no fato de tudo parecer tão simples, quando tudo o mais é carregado de história e significados por detrás desta formosa doçura. Simples e complicado, como a vida há de ser.
Doce de Leite Caseiro com Cerveja de Trigo
Rendimento: 12 porções
Ingredientes:
- 2 litros de leite
- 650 gramas de açúcar
- 600 ml de cerveja Weiss (ou qualquer outra cerveja com malte de trigo)
Modo de Preparo:
- Coloque 500 ml do conteúdo da garrafa de cerveja Weiss em uma panela funda. Geralmente, no fundo da garrafa fica sobrando um resíduo decantado (que é o fermento da cerveja que não foi filtrado). Balance levemente a garrafa até que este resíduo se misture completamente com o que restou da cerveja e despeje na panela.
- Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter uma calda grossa de aproximadamente 200 ml. Reserve.
- Em outra panela grande e de fundo largo, coloque o leite e o açúcar. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 15 minutos até ferver.
- Adicione a calda obtida da cerveja Weiss.
- Diminua o fogo e continue mexendo, por cerca de 45 minutos, até obter um doce marrom claro de consistência cremosa e firme. Nesta etapa, é importante mexer o doce sem parar, para que todo o açúcar dissolva e não forme grumos no fundo da panela. Com isso você conseguirá obter um doce com textura mais cremosa.
- Passe o doce para um recipiente apropriado e espere esfriar.
- Pronto, seu doce de leite já pode ser servido.
Fonte da Receita: Destino Cervejeiro.com.br (contém adaptações da original)