Bem acompanhado da minha loira gelada, continuo o meu passeio pelo Universo Cerveja. Em meio a tantas “escavações” descubro que as cervejas lager (já citadas em post anterior, aquele dedicado ao Dia dos Namorados) são as mais conhecidas e vendidas no mundo.
Representam uma grande família e este post dedica atenção especial a dois dos seus filhos: a American Lager e a Dark American Lager.
Muito comum entre as cervejas consumidas e encontradas no Brasil, a American Lager é leve e refrescante, feita para matar a sede e deve ser bebida estupidamente gelada. Como uma boa lager, numa temperatura entre 0 a 5 graus centígrados.
Um ponto a favor das American Lager é serem responsáveis pelo primeiro contato de muitos homens e mulheres com o precioso líquido, e serem fáceis de beber.
Um pouco de história. As American Lager de grande consumo, não muito amargas, médio-baixo teor de álcool, pouco sabor e aroma, surgiram quando da criação das grandes empresas cervejeiras, logo após o fim daquele período por lá denominado “Lei Seca”.
Que de “seca” não tinha nada. Com muita criatividade, os americanos consumiam suas bebidas prediletas numa boa.
O importante era a produção em grande quantidade, mesclando os cereais nobres, como a cevada, malte e lúpulo e incluindo em muitos casos o milho e o arroz.
As Dark American Lager se diferenciam de cara pela sua cor, que pode variar entre o âmbar e marrom escuro. Outro detalhe desta diferença é que é um manjar dos deuses mais adocicado que a American Lager, talvez motivadas pelo fato de que, em sua composição, além de se utilizar algumas vezes de milho e arroz, utiliza-se também o caramelo.
Apesar de aparentar, não é uma cerveja muito encorpada, tem bastante carbonatação, mas consegue uma espuma leve. E seu sabor se aproxima mais das American Lager “branquelas” do que dos estilos das lager escuras.
Seu teor alcoólico varia de 4,2% a 6%.
A American Dark Lager é conhecida como a versão americana da Dunkel alemã, com a característica “muito pessoal” de ser menos maltada e mais suave.
A Munchen Dunkel citada é uma cerveja escura (o Dunkel em alemão), produzida originalmente em Munique. Historicamente, eram as únicas cervejas da região da Baviera, antes da chegada das tecnologias que tornaram possível a criação de cervejas claras.
Algumas dicas de harmonização das American Dark Lager.
A “morena” vai bem com lombo defumado, bife de carne bovina, rosbife, bistecas, steaks, trutas, peixe frito, lagosta, lula, sardinha e com o nosso patrimônio nacional: a feijoada.
Fontes:
http://www.totallybeer.com.br/conteudo/47/11/14/41_Dark_American_Lager#.VdS30PlVhBc
http://cuecasnacozinha.com.br/2009/10/harmonizacao-de-cervejas-com-carne/
http://www.ocontadordecervejas.com.br/afinal-pilsen-ou-lager-2/