
“Garçom, mais uma cerveja, estupidamente gelada”!
Continuando nosso passeio-descoberta pelo Universo Cerveja, vamos receber em nosso post mais dois “filhos” da grande família Lager, a mais conhecida e vendida no mundo.
Tenho o prazer de apresentar a California Common/Steam Beer e a Doppelbock.
Da mesma família, sim. Mas bem diferentes em aparência, “produção” e composição. Ainda que não muito.
A California Common é considerada uma cerveja 100% americana. Em sua composição, leva um tipo especial de fermento, que consegue bons resultados a temperaturas mais mornas do que o habitual para uma Lager.
Como está registrado no nome do nosso “filhote” em foco: California.
Tudo começa no século XIX, onde a refrigeração ainda era um luxo.
Qual a mágica? Os agricultores – os mestres cervejeiros da época – utilizavam um fermento típico de Lager, mas a uma temperatura mais própria para Ale. Resultado: uma cerveja com a leveza e característica das Lager e paladar parecido com o das Ale.
Touché!
Caso você queira, como bom apreciador, experimentar o melhor que esta magia pode proporcionar, a sugestão é tomar a cerveja Anchor Steam Beer, de 355 ml.
Ela nasceu em 1896. Tem forte amargor. Sua graduação alcoólica é de 4,9%. A cor tende para o âmbar e tem boa espuma. Seu olfato vai sentir um sabor para caramelo, herbal. Seu paladar vai se deliciar com um sabor frutado, suavemente amargo e um último gole com sabor seco. Em sua composição: água, malte de cevada, lúpulo e levedura.
Harmoniza bem com churrasco (Oba!!!), queijos apimentados e picantes, carne de porco, aves, peixes e crustáceos. Deve ser apreciada numa temperatura de 3 a 5 graus.
A Doppelbock ou double bock é uma versão mais forte da tradicional Bock. Nasce em Munique, nos conventos de uma ordem fundada por São Francisco de Paula.
A receita original, produzida pelos monges em Munique, século XVII, era mais encorpada, forte em álcool e adocicada, comumente chamada de pão líquido e sorvida nos períodos de jejum.
Ela tem um intenso sabor de malte, responsável pelo sabor adocicado, e contrabalançando com o uso de lúpulo adquire o toque final azedo. Sua cor pode variar do âmbar ao castanho-escuro.Curiosamente, existem versões claras para cervejas classificadas como Doppelbock. Isso porque, dentre os maltes usados, algumas cervejarias optam por utilizar maiores teores de malte pilsen e menores de maltes escuros.
Atualmente, as cervejas Doppelbock têm o teor alcoólico variando de 7 a 8%, podendo chegar em alguns casos a 12%.
Algumas marcas para você curtir este sabor especial: Celebrator, Weihenstephaner Korbinian, Ayinger Celebrator, Riegele Speziator, Samuel Adams Double Bock e a poderosa U Medvídku X33, considerada uma das brejas mais fortes do mundo, com graduação alcoólica de 12,6%.
Fontes:
http://www.cervejasdomundo.com/Lager.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Doppelbock
http://screamyell.com.br/blog/2014/09/07/tres-cervejas-colonia-munique-e-dortmund/