É líquido e certo. Por mais que se evite falar nisso, ou mesmo pensar no assunto, uma hora a porteira se abre – e quando ela se abre, meu amigo e minha amiga, você sabe que ficará aberta por um bom tempo…
Pensando nesta relação de consumo de cerveja e produção natural de xixi, o Conselho de Agricultura e Alimentação da Dinamarca (CAAD), em conjunto com os organizadores do grande festival internacional de música Roskilde – que ocorre naquele país todos os anos – resolveu unir o útil ao agradável: reciclar a urina para se produzir mais… cerveja!
O projeto batizado de Beercycling, algo como “Reciclálcool” ou “Reciclagem de Cerveja” em tradução livre, possui o slogan: from piss to pilsner, ou “do xixi à pilsner”. A ideia saiu do papel e ganhou caráter experimental já no festival de Roskilde 2015, onde mais de 100.000 pessoas passaram pela cidade da música e de alguma forma contribuíram com as latinhas do amanhã.
Basicamente, o projeto consiste em coletar toda essa urina para fertilizar campos de cevada ou produções agrícolas que são matéria-prima da cerveja e outros produtos para o consumo humano. Em 2017, segundo o jornal britânico Metro, planeja-se coletar mais de 25.000 litros do “material” para a irrigação dos campos do norte da Europa.
Nas palavras de Leif Nielsen, porta-voz do CAAD: “o projeto beercycling é certamente uma proposta fascinante para uma solução sustentável, no qual a urina não é apenas jogada fora, mas se torna um recurso útil. É um projeto que se estende para além do próprio festival e ressalta que o Festival Roskilde é um laboratório fantástico para o teste de soluções sustentáveis que possam beneficiar toda a sociedade”.
Com informações de Conselho de Agricultura e Alimentação da Dinamarca (http://www.agricultureandfood.dk/), Metro.co.uk e The Guardian (Inglaterra).