Pesquisadores da Universidade de Illinois, em Chicago (EUA), confirmaram que a cerveja pode ser a sua amiga na hora de resolver problemas criativos. Eles descobriram que o consumo moderado de álcool contribui com o pensamento analítico e com uma visão mais “global” a respeito de uma questão a ser solucionada.
“Nós presumimos que estarmos muito focados no problema ou ter muita expertise no assunto é o melhor para se resolver um problema”, comenta a psicóloga Jennifer Wiley, coautora do estudo. “Mas isso não é necessariamente verdade. Um pensamento inovador pode acontecer quando as pessoas não estão tão focadas. Às vezes, é bom estar distraído”.
E para provar o seu raciocínio, ela e os outros dois autores do estudo submeteram 40 homens adultos a um jogo-teste. Divididos em dois grupos, entre aqueles que beberam cerca de duas tulipas de cerveja e aqueles que não beberam nada, o jogo consistia em encontrar a palavra certa que correspondesse à anterior. Exemplo: a palavra “queijo” combinava com a palavra “cottage”, “roquefort” ou “suíço”. Qual foi a surpresa quando a metade que consumiu as cervejas resolveu 40% mais os jogos do que os próprios colegas sóbrios. Além disso, aqueles que beberam resolveram, em média, os problemas em até 12 segundos – muito à frente dos 15.5 segundos dos abstêmios.
Apesar de você não observar a mesma reação com o seu marido, namorado, caso ou casinho, vale ressaltar que os pesquisados consumiram uma porção recomendada diária, ou seja, uma ingestão moderada de cerveja. Logo, não adianta observar o cônjuge entornar copos e copos de bebida e esperar que o novo Einstein surja na mesa do bar.
Com informações de: NY Daily News, Medical Daily e Science Direct.com