Enquanto os fãs da série Star Wars – Guerra nas Estrelas se preparam para o retorno de novos ensinamentos da filosofia jedi em dezembro deste ano, os mestres cervejeiros há algum tempo já anunciavam o caminho para o verdadeiro despertar da força: cerveja, se consumida em moderação, está associada a ossos mais fortes e densos – especialmente naqueles com mais de 60 anos.
Quem afirmou esta benesse não foi o milenar e extraterrestre Mestre Yoda, mas sim, terráqueos estudiosos da Universidade de Tufts, em Boston (Estados Unidos). Segundo os pesquisadores do Centro de Pesquisa e Nutrição Humana em Envelhecimento da universidade, existe uma correlação positiva em consumo moderado de cerveja – até duas doses diárias – e maior densidade óssea nos casos estudados.
Para chegar à esta conclusão, Katherine Tucker, diretora do programa de pesquisas e professora associada à Faculdade de Medicina de Tufts, analisou as medidas do quadril e da espinha lombar em 1.182 homens, 1.289 mulheres pós-menopausa e 248 mulheres pré-menopausa. Após um cruzamento de dados, incluindo um extenso questionário sobre hábitos nutricionais, tabagismo e sedentarismo, Katherine e seus colegas observaram “forte associação entre ossos com maior densidade mineral e bebedores de cerveja”, nas palavras da diretora do estudo.
Vale ressaltar que a recíproca “beberrão o torna fortão” não é verdadeira. Para Katherine: “existe uma vasta pesquisa que mostra como o alcoolismo é devastador para os ossos”. Em outras palavras, um bom guerreiro é aquele que sabe agir em combate, mediando o desejo desenfreado, irresponsável e o consumo saudável, prazeroso. Que a força esteja com você!
Com informações de Tufts University (Boston, EUA)