Ele é a alma do Metallica, uma das bandas mais admiradas no mundo, principalmente por um público que curte thrash metal, heavy metal, speed metal, hard rock e metal alternativo.
Sua voz rascante – fruto de vícios e qualidades naturais – somado á sua extrema habilidade com a guitarra transformaram o Metallica numa banda com “personalidade” e um “paradigma” para centenas de bandas no mundo.
James Hetfield é vocal; toca guitarra, baixo, bateria e piano e, ao lado do real fundador da banda, Lars Ulrich, baterista, está na estrada com o grupo desde 1978. Fazendo música de extrema qualidade – para quem curte o gênero – e até hoje tocando com uma precisão espetacular, como pudemos conferir no Rock in Rio 15.
James Alan Hetfield nasceu em Downey, Califórnia em 3 de agosto de 1963.
Apesar da criação rígida por parte do pai, achou rapidamente um escape aos 9 anos, quando começou a ter aulas de piano, incentivado pela mãe, cantora lírica.
O piano e o espírito indômito de James não tinham nada em comum. Um pulinho e estava aprendendo a tocar guitarra.
No final da adolescência, James se dedica totalmente à música e forma sua primeira banda, Obsession, inspirado em sons do Black Sabath, Aerosmith, Motorhead.
Em 1981, convidado por Lars Ulrich forma o Metallica.
E o cenário musical americano e mundial nunca mais foi o mesmo.
Numa entrevista a Rolling Stones, Ulrich conta o que o uniu a James: “Bebidas e mulheres. A música era o combustível. A bebida veio em segundo lugar, e as mulheres em terceiro.”
Ainda na mesma entrevista, Ulrich esclarece que o grupo gostava de “pegar pesado”, mas que nunca perderam definitivamente o controle: “Ninguém era pirado. Não estamos falando de festas de três dias, de acordar na sarjeta. Estamos falando de indulgência casual junto com o consumo de álcool. Claro, era frequente, quase diariamente quando havia bebida por perto.”
James Hetfield curtia vodca, uísque e cerveja. Mas a sua preferida era a boa e velha schnapps, um destilado que seria a cachaça dos alemães. Aqui no Brasil é conhecido como Steinhager.
É preciso “corroborar” o não excesso citado por Ulrich.
Depois de brigar com alguns problemas de saúde relacionados com as suas cordas vocais e buscar profissionais para educar a sua voz – no início de carreira bem “fraca” – em 2004 James Hetfield foi considerado o segundo melhor guitarrista de heavy metal de todos os tempos pela revista Guitar World. Em 2010, mostrando sua forte evolução, foi considerado pela Music Radar o 12º melhor vocalista de todos os tempos.
Em sua carreira, o Metallica contabiliza 12 trabalhos, com milhões de cópias vendidas em todo mundo.