O leite batido, popularmente conhecido no Brasil através do seu nome em inglês, o milk shake, é uma deliciosa e refrescante bebida envolvendo leite, sorvete e geralmente, mas não obrigatoriamente, alguma calda (chocolate ou morango).
Não se tem registro do primeiro milk shake produzido, mas notícias impressas de 1885 em jornais norte-americanos já anunciavam que a bebida havia chegado para ficar. Com o advento e popularização do liquidificador, o milk shake além de ser produzido em larga escala, passou a ganhar outros elementos em sua composição original. Para além disso, foi graças a esta bebida que o famoso canudinho flexível surgiu: fora Joseph Friedman quem inventou e patenteou esta maravilha moderna em 1937, ao observar a luta de sua filha contra um imenso milk shake preso em um canudo desproporcional a ela.
Naquele tempo, especialmente nos Estados Unidos, era costume adicionar uma bebida alcoólica à mistura, principalmente uísque. Hoje em dia, esta bebida/sobremesa é quase uma pedida obrigatória em qualquer rede de lanches e fast-food no Brasil ou mundo afora. Para se ter uma noção, somente no festival Rock in Rio 2015, num período de sete dias consecutivos, foram consumidos mais de 20 mil milk shakes – algo como 3 mil milk shakes / dia.
E se você acha que já viu de tudo nesta vida, prepare-se: ainda há muito o que ver. Ou melhor: beber!
Milk Shake de Cerveja
Ingredientes
- 3 bolas de sorvete de baunilha
250mL de cerveja preta stout
- 50mL de uísque
Modo de preparo
Bata em um mixer ou liquidificador as 3 bolas de sorvete com a cerveja. Após a mistura ficar homogênea, adicione o uísque e misture novamente.
Com informações de: Aviva Directory, O Diário de Maringá,
Fonte da receita: Papo de Bar (contém adaptações).