Durante 10 anos, ele foi o dono dos solos de guitarra que caracterizaram uma das maiores bandas do planeta. O Guns N´ Roses.
Nasceu Saul Hudson, em Londres, em 23 de julho de 1965.
Slash! Com seu cabelo longo e negro cobrindo parte do rosto e sua grande parceira, uma cartola que ele não larga por nada!
Apesar dos embates de “personalidade”, parecia o parceiro ideal de Axl Rose, o fundador e líder da banda.
Slash é um instrumentista de mão cheia. Toca guitarra, baixo, violão e banjo.
Passeia em gêneros como o hard rock, heavy metal, blues e rock and roll.
E nunca negou que as suas influências musicais são o Aerosmith, Led Zeppelin, Eric Clapton, Rolling Stones, Jimmy Hendrix, Jeff Beck e o guitarrista do Queen, Brian May.
Slash integra a formação clássica do Guns N’Roses em 1986. Sua guitarra maravilhosa logo se destaca e demarca um estilo para o grupo.
Em 1991, o grupo lança seu grande sucesso de popularidade, um disco dividido em duas partes: Use Your Ilusion e Use Your Ilusion II!
Sucesso espetacular. Que ao mesmo tempo acirra e deteriora o relacionamento de Slash com Axl, e deixa o grupo em 1996.
Até 2014, Slash tocou com vários músicos e participou de uma dezena de trabalhos independentes.
Memorável é a participação de Slash tocando com Eric Clapton – um dos seus ídolos – em 2005 na canção emblemática “Tears in Heaven”.
Aparentemente, estava selado que ele e Axl Rose não mais voltariam sequer a se falar, ter algum contato social e muito menos tocar juntos novamente.
No entanto, e felizmente, a história do rock e seus artífices têm muitos “no entanto”. Recentemente, Axl Rose parece ter arrefecido sua postura irracional, mudou sua conduta e os fãs do Guns têm a promessa de que o grupo completo volta a se reunir em 2016. Sorte dos fãs. A banda deve se reunir em sua formação original. Arestas aparadas para o bem do rock and roll, turnês estão previstas, inclusive o Brasil parece que está no roteiro.
Um brinde à notícia! Vamos aguardar.
E quem sabe vamos curtir a guitarra mágica de Slash em solos memoráveis. Como na minha memória está gravada a participação deste músico inglês naquele que é um dos clipes mais marcantes da banda, “November Rain”, do álbum Use Your Ilusion I.
O clipe de “November Rain” é um primor, é luxuoso, pretensioso, de extrema sofisticação. Foi gravado sem nenhuma economia de recursos. Conta a história de um casamento – de Axl Rose – na época magrinho e de “bela estampa”. Numa igreja repleta de convidados. Axl toca piano, ladeado pelos integrantes do Guns. São acompanhados por uma orquestra sinfônica regida pelo grande maestro Michael Kamen – especialista em montar e dirigir shows reunindo música clássica e grupos de rock.
A melhor parte do clipe – que tem uma realização impecável – baixe da internet, caso você não conheça e se delicie – é o solo principal. A cargo do mago Slash, claro. Enquanto rola o casamento, Slash parte para o solo, peça central daquele vídeo. Sai da igreja em que o casamento acontece, vai até a frente – e aí percebemos que em volta temos apenas um terreno desértico. Slash nos delicia com um solo histórico, enquanto a câmara gira em torno dele e da igreja – ao mesmo tempo mostrando a grandiosidade do evento e ao mesmo tempo anunciando a tragédia que está por vir. Vejam! É maravilhoso!
Slash entra para o nosso panteão de grandes bebedores por sua especial predileção pela vodca russa Stolichnaya. E também pela sua segunda paixão, o velho e bom uísque Jack Daniel´s!
Vamos aguardar a turnê dos Guns N´Roses no Brasil e mais uma vez apreciar o talento deste músico que foi considerado pela revista Time um dos 10 melhores guitarristas em 2009. E a icônica publicação Rolling Stone o incluiu entre os 100 maiores guitarristas de todos os tempos, em 2011!