Aqui não fazemos vista grossa. A receita de hoje, além de muito saborosa, não é só para inglês ver não: ela é também para o inglês comer, gostar e repetir. No caso, trazemos o famoso prato britânico aos lares brasileiros: conheça o tradicional Fish and Chips do Reino Unido.
Literalmente “peixe e batatas”, esta combinação simples e poderosa se tornou muito popular nos lares ingleses no século passado. Segundo a Wikipédia, com o desenvolvimento da pesca no gelado Mar do Norte, na abundância de peixe que se trazia dali, e a aceitação desta culinária por parte da classe operária inglesa, tudo isso contribuiu para a rápida popularização do prato. Uma espécie de feijoada gringa, o fish and chips foi aceito em todas as camadas sociais, dos mais ricos aos mais pobres, e virou sinônimo de comida rápida na capital londrina.
Antigamente, se você estivesse nas ruas do Reino Unido e pedisse um fish and chips para almoçar, ele certamente viria servido embrulhado num papel de jornal, solto. A prática, além de muito comum, reforçava o teor desta comida como algo rápido, barato e nutritivo. Felizmente (ou infelizmente) hoje, a técnica de se embrulhar um alimento em papel de jornal ficou proibida em toda Inglaterra, graças às atuais diretivas de vigilância sanitária.
Seja no prato, enrolado num jornal, saboreado na rua ou em casa, uma coisa é certa: fish and chips é uma delícia. Depois de provar, você não vai ser o único a dizer: “Deus salve a Rainha da Inglaterra!”
Fish and Chips
Ingredientes
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara (chá) de cerveja clara
1 colher (sopa) de vinagre
1 colher (café) de sal
1 batata descascada e cortada no sentido vertical (em palitos grossos)
1 xícara (chá) de ervilha frescas
250 g de peixe –o bacalhau fresco é o ideal, mas pode-se usar pescada branca, hadoque ou linguado
Óleo suficiente para fritar
Modo de Preparo
1. Em um recipiente, coloque 1 xícara de chá de farinha de trigo, o fermento e a cerveja. Mexa bem com um fouet. Adicione o vinagre e o sal e reserve a mistura. Empane o peixe na farinha de trigo e depois na mistura. Em seguida, frite o peixe em óleo quente.
- Frite a batata em óleo quente. Sirva com um pouco de sal.
- Cozinhe bem as ervilhas em água e sal. Escorra a água e coloque a ervilha em uma panela antiaderente. Amasse parte das ervilhas para formar uma espécie de purê.
- Para servir, coloque as ervilhas em um prato e por cima o peixe frito. Ao lado coloque as batatas. Sirva acompanhado do tradicional molho tártaro.
Fonte da receita: Carolina na Augusta (contém adaptações)