Sempre que ouço “Na madrugada, na mesa do bar, loiras geladas vêm me consolar…”, do cantor e compositor Paulo Ricardo, uma região do meu cérebro ligada ao prazer me indica: está falando de uma das melhores amigas de muitos homens e de muitas mulheres: a cerveja!
A nossa homenageada deste post é exatamente uma loira, conhecida mundialmente como filhota do estilo Blonde Ale, e em alguns casos também chamada de Golden Blond Ale.
Vamos recebê-la com muitos aplausos!
A maioria dos especialistas aponta que ela nasceu nos Estados Unidos. Como todo bom estilo de cerveja, é fabricada em vários países, inclusive no México, Itália e Bélgica.
Sua principal característica, seu carisma, é ser reconhecida como uma loira dourada fácil (quer dizer, gostosa de…) beber onde predomina o malte em seu sabor.
A nossa loira em questão é tratada como um estilo muito genérico e com muitas variantes. Que ótimo!
Às vezes sua composição apresenta até 25% de trigo ou açúcares adjuntos. Pode somar o uso de mel, especiarias e frutas.
Pode ter um sabor onde predomina a sensação do seco, leve a médio corpo com luz e doçura maltada. Baixo (sutil) amargor de lúpulo e um aroma suave de frutas. Sua cor predominante é de um amarelo claro a louro dourado – como as grandes estrelas do cinema dos anos 1950.
O seu caráter de “leve e fácil de saborear” vem, também em alguns casos, do uso de cereais considerados “menos nobres”, como arroz ou milho. Em algumas cervejarias do Reino Unido, sobressai o uso de mais lúpulo em sua composição. Assim mesmo, ela permanece um pouquinho amarga, sem deixar de ser refrescante e prazerosa de tomar.
Está na hora de pedir a nossa Blond Ale.
Que tal experimentar uma italiana?
Demorou!
“Molto piacere”, Sun Flower!
É fabricada pela Birrificio Artiginale Valcavallina. Tem 4,3% de graduação alcoólica. Melhor apreciar numa temperatura que varia de 8 a 12 graus, e o copo ideal é o pint.
Sua cor lembra ouro, tem espuma de bolha fina. À medida que você aproxima o copo prestes ao primeiro gole, você sente um leve “bouquet” que mescla mel, frutas cítricas e frutas tropicais, como manga e pêssego. Harmoniza bem já nos aperitivos com salsicha ou bacon. Nos pratos principais com carnes brancas assadas.
A Steadfast Golden Blonde Ale pode ser considerada belga no coração e americana no paladar. É fabricada pela Steadfast Beer Company, tem graduação alcoólica de 5,5% e uma curiosidade: sem glúten! Tem uma cor de palha dourada e apresenta cheiros que nos fazem lembrar coentro e cascas de laranja e mel.
No gole final, uma americana legítima, de New Hampshire: Redhook Blonde. É fabricada pela Redbook Ale Brewery. Sua graduação alcoólica é de 5,3%. Combina os atributos de uma legítima loira com as qualidades refrescantes de uma Lager. É produzida com três maltes diferentes e duas variedades de lúpulo. Ao apreciar, você irá sentir um leve toque de cevada torrada e um suave toque de trigo.
Saúde!
Fontes:
http://www.craftbeer.com/styles/blonde-ale
http://www.cervejasdomundo.com/Ale.htm
http://byo.com/mead/item/128-american-blonde-ale-style-profile
http://www.brejas.com.br/cerveja/estados-unidos/steadfast-golden-blonde-ale