Os alemães curtem e muito uma breja em temperatura natural.
No panteão mundial, eles estão em terceiro lugar, com um consumo estimado em 115,8 litros consumidos por ano, por pessoa. Parabéns!
E é da Alemanha que vem o tipo de cerveja da grande família Ale que focalizamos neste post.
É a cerveja designada Kolsch.
Na certidão de nascimento, ela ostenta com muita honra ter nascido na cidade alemã de Colônia.
Dentro de um padrão mundial de qualidade, ela está protegida por lei e é exclusivamente produzida por pouco mais de 20 cervejarias localizadas em volta dessa cidade alemã, Colônia, em alemão Koln.
Grandes sommeliers contam que o estilo Kolsch remonta ao remoto século 14 e tem como principal característica a coloração clara, a carbonatação abundante, a suavidade e a refrescância. Por ter em sua composição regularmente trigo além de cevada, possui um equilíbrio gostoso de sabor e acidez, envolvido por uma espuma clara e persistente.
Para grandes apreciadores destas brejas, ela tem como curiosidade o fato de não ser boa para curtir um processo de armazenamento longo. Dizem que o sabor delicado e frutado tende a oxidar com facilidade. O recomendando, senhores e senhoras, é uma degustação rápida após a compra!
As Kolsch harmonizam bem com peixes, saladas e petiscos leves.
Algumas cervejas do estilo Kolsch, que seria interessante você conhecer para pedir em alto e bom som, mostrando ser um apreciador bem informado:
A Früh Kolsch, que você encontra em embalagem de 500 ml, é considerada por muitos como uma das melhores Kolsch do mundo.
Ela tem cor amarelo ouro, boa formatação de espuma, de sabor vivo e refrescante, com um acabamento seco e lupulado.
É produzida pela cervejaria Brauerei Früh Am Dom e seu teor alcoólico é de 4,8%. O aconselhável é que seja apreciada numa temperatura entre 5 a 7 graus. O copo indicado é a tulipa. E ela harmoniza bem com bolinho de bacalhau, milho cozido e sushi.
Quando estiver num pub em Colônia, seria legal pedir uma Brewerk Kölsch.
Produzida pela cervejaria Brewek, ela tem 5% de graduação alcoólica. A temperatura ideal para seu consumo também está entre 5 a 7 graus, algo muito comum se você estiver por lá passeando. Ou a negócios! O copo ideal para degustar é o cilíndrico. Ela tem cor de palha seca, com amargor médio e fino.
A Gilden Kölsch, produzida pela Gilden Kölsch Brauerei, tem graduação alcoólica de 4,8%. Temperatura ideal para consumo continua na faixa de 5 a 7 graus. O copo ideal para degustação é o cilíndrico. E ela vem sempre acompanhada de uma definição que busca ser extremamente objetiva: Gilden, a Kölsch entre as Kölsch.
Experimente! Saúde!
Fontes:
http://www.cervejasdomundo.com/
https://www.brejas.com.br/cerveja/cingapura/brewerkz-koelsch
http://www.destemperados.com.br/bebidas/kolsch-cerveja-alema-da-cidade-colonia
http://www.futepoca.com.br/2008/08/tipos-de-cerveja-14-as-kolsch.html