Este post da História das Cervejas, centrada há varias edições nas Ales, nos leva à Inglaterra.
Vamos passear pelas cervejas Mild Ale, que apesar de variar entre avermelhadas e escuras têm por tradição ser refrescantes.
A história das Mild remonta ao século 18, época do emblemático Robin Hood, onde o sabor tendia mais para o defumado, pois o malte era torrado na fogueira.
Ela faz parte de uma grande família como as brown stout e as brown porter. As Mild eram as cervejas mais leves, vendidas sempre frescas.
Considerada a cerveja inglesa entre as mais primitivas, a Mild foi identificada como a cerveja do proletariado, motivo pelo qual sua produção foi ficando cada vez menor.
Atualmente, ela é encontrada com mais facilidade na região das Midlands, perto da cidade de Birmingham.
Uma das características positivas da Mild Ale é o seu poder refrescante, obtido com o seu baixo teor alcoólico. Geralmente não são filtradas. Seu aroma e sabor podem ter notas de caramelo, chocolate, malte tostado e frutas, como ameixas e uvas-passa, com pouco sabor de lúpulo – donde vem sua identificação Mild, que significa suave, amena. São pouco encorpadas e geralmente apresentam pouca espuma.
A Teignworthy Marta´s Mild é uma das Mild Ale mais tradicionais. E de maior graduação alcoólica: 5,3%. Fabricada pela Teignworthy Brewery, deve ser servida na temperatura ideal de 8 a 12 graus e o copo ideal é o pint.
Ela tem orgulho em dizer que é totalmente inglesa. O malte é do West Country; a água vem do Parque Nacional de Dartmoor. O lúpulo vem de uma fazenda em Herefordshire. A levedura utilizada para fermentar a cerveja é uma estirpe de 30 anos de idade.
Tem que experimentar!
Outra boa pedida é a Brains Dark. Fabricada pela cervejaria Brains. Teor alcoólico dentro do padrão Mild de 4,1%. Temperatura ideal para servir: 8 a 12 graus. E o copo mais indicado: pint.
Ao experimentar. Você vai sentir uma combinação de chocolate, cristais e maltes, proporcionando um paladar gostoso, onde podem ser notadas notas de alcaçuz e café – como nós brasileiros conhecemos bem – acabado de moer.
A Great Oakley Welland Walley Mild está entre uma das Mild mais tradicionais do Reino Unido. É cerveja com baixo teor alcoólico, oscilando entre 3% e 3,6%. Ligeiramente maltada, não possui sabor nem aroma de lúpulo. Sua coloração é tipo marrom médio escuro e possui pouca carbonatação e pouca espuma.
Fontes:
http://www.cervejasdomundo.com/Ale.htm
http://www.hominilupulo.com.br/cultura/as-escuras-ales-inglesas/
https://www.brejas.com.br/cerveja/inglaterra/teignworthy-martha-s-mild