Presente em todas as mesas de café da manhã, a geleia nossa de cada dia é uma invenção muito antiga, creditada aos povos mesopotâmios, isto é, um dos berços da civilização Humana – hoje, atual Iraque. Muitos povos árabes, e por conseguinte os europeus medievais, conservavam as frutas e medicamentos no açúcar, o que revelou ser – além de muito prático – uma receita extramente agradável e saborosa.
De acordo com o portal Correio Gourmand, o primeiro texto conhecido que possui referências de receita deste doce vem do século I, cujo autor é Caio Plínio Segundo – naturalista, escritor e oficial romano. Entre outros conhecidos da História, o artista renascentista Leonardo da Vinci também apresentou em seu manuscrito “Notas de Cozinha de Leonardo da Vinci” uma fórmula de “marmelada de couve”, produzida com mel e “ideal para acompanhar um prato de carne”.
No Brasil, a conserva de frutas viria através da colonização portuguesa – um produto de luxo nos séculos XVIII e XIX. Sendo a França iluminista o centro do mundo naquele tempo, nada mais natural do que importar os hábitos e costumes da corte europeia. De gelée, em francês, que significava algo “solidificado”, a nossa geleia ganhou nome.
Embora a industrialização do século XX tenha ajudado a levar este bem de consumo a todos os lares urbanos, a geleia ainda figura como um alimento tradicional do interior brasileiro. Simples e saboroso, este doce possui mil facetas – uma das quais você poderá degustar seguindo a receita abaixo.
Geleia de Cerveja
Rendimento: 8 porções
Ingredientes
- 1 limão
- 2 latas de cerveja de 360 ml
- 480 ml cerveja de gengibre
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 2 pacotes de gelatina
- 8 frascos de 500 g de geleia com tampas
Modo de Preparo
- Corte o limão em fatias com uma faca afiada e reserve-os enquanto você prepara oito potes de geleia de 500 g. Depois de lavar com detergente, ferva os frascos e as tampas em água quente. Permita que sequem ao ar sobre um pano de cozinha limpo.
- Abra as caixas de gelatina e despeje em uma tigela. Adicione 150 ml de água e mexa com uma colher de pau, ou siga dissolvendo seguindo as recomendações do pacote de gelatina, caso estas sejam diferentes.
- Combine cerveja, cerveja de gengibre e açúcar numa panela grande e leve para ferver no fogão. Mexa constantemente com uma colher de pau para evitar que o açúcar grude nas laterais da panela. Ferver o açúcar pode queimar, por isso trabalhe com cautela.
- Lentamente, misture a gelatina com a mistura de cerveja e volte a ferver, mexendo sempre. Retire do fogo.
- Despeje a mistura de cerveja sobre os potes de geleia, garantindo que cada pote fique 2/3 cheio. Você pode usar um funil de plástico para garantir que não respingue geleia fora do pote ou na sua borda, ou apenas despejá-las com cuidado. Considere despejar a mistura em um jarro antes de encher os frascos.
- Coloque uma fatia de limão em cada pote de geleia. Tenha cuidado para não tocar na geleia. Use pinças para uma maior higiene.
- Use um batedor para agitar a mistura de cerveja restante antes de derramá-la sobre as fatias de limão nos frascos. Deixe esfriar antes de fechá-las com as tampas.
- Sirva nos próximos dias ou feche os frascos apertando as tampas com força e deixando os frascos de pé em água fervente por cinco a sete minutos.
Com informações de: Correio Gourmand, Ministério da Educação, Nutriefamilia, Wikipedia
Fonte da receita: EHow.com.br (contém adaptações)