Ele está por toda parte, nos mais diversos países, em diferentes tempos e pratos. Seu nome está mais relacionado ao modo de preparo do que propriamente o alimento em si. Senhoras e senhores: o picadinho.
Talvez não seja nenhuma surpresa, mas o picadinho tal qual o conhecemos não é uma exclusividade nossa, brasileira, e muito menos um tipo de refeição atual. Por se tratar de um termo genérico – “cortado em pequenas fatias” – pode-se considerar, por exemplo, o estrogonofe russo, o gulache húngaro e até mesmo outros pratos mais exóticos, como o laap pet tailandês, um tipo de picadinho.
Por se tratar de um alimento envolvendo carne (seja ela bovina, suína, caprina ou de aves…), este prato ganhou ares sofisticados entre a elite da Idade Média europeia. Para o resto da população, as sobras: restava era ficar com a carne de segunda, quase triturada, e “disfarçá-la” com muito molho.
Já no Brasil colônia, segundo o professor de história da gastronomia do Senac Campos do Jordão, em entrevista concedida ao portal Sem Medida, o nosso picadinho é um filho direto do guisado português – consumido em larga escala pela população trabalhadora e, portanto, uma refeição já bastante popular em território nacional.
Com o requinte ou sem requinte, uma coisa é certa: o picadinho é uma delícia. Saboreie-o ao lado da melhor companhia possível.
Picadinho de Carne com Cerveja, na Pressão
Serve até 6 pessoas. Tempo de preparo total, incluindo cozimento: 55 min.
Ingredientes
- 1,5 kg de carne para picadinho cortada em cubos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 folha de louro
- 1 tablete de caldo de carne
- 1 lata de tomate pelado
- 1 lata de cerveja
- 3 colheres (sopa) de salsinha fresca
Modo de Preparo
1.Tempere a carne com sal e pimenta a gosto.
2.Na panela de pressão, refogue a carne no azeite quente até dourar.
3.Dissolva o caldo de carne numa xícara de água quente e ponha na panela de pressão. Bata os tomates pelados no liquidificador e ponha na panela junto com a cerveja.
4.Tampe a panela, espere pegar pressão e então cozinhe por 40 minutos em fogo médio.
5.Retire a panela do fogo e deixe a pressão sair naturalmente. A carne deverá estar macia e o molho engrossado. Ajuste os temperos se achar necessário.
6.Transfira para um refratário, polvilhe com a salsinha e sirva a seguir.
Dica:
Se você achar que a carne ainda não está macia o suficiente depois de cozida na pressão, continue a cozinhá-la em fogo médio, com a panela destampada até dar o ponto desejado.
Fonte da receita: All Recipes Brasil
Com informações de: Sem Medida