A história das cervejas é riquíssima. Conforme Antonio Houaiss, em seu delicioso livro A Cerveja e seus Mistérios, “há testemunhos válidos que a colocam já em curso na Babilônia, há seis mil anos”.
Uma divisão básica classifica as deliciosas brejas que tanto amamos em três famílias principais: Lager, Ale e Lambic. Existem outras variantes!
Cada família tem seus filhotes, com estilos diferentes, subestilos e outros parentes que variam, principalmente por seus componentes básicos e também em função do período e países ou regiões de origem.
Este caminho complexo nos leva à homenageada deste post, a Double IPA, também conhecida por Imperial Indian Pale Ale.
É fácil perceber que o “pai” deste estilo são as Indian Pale Ale, de origem inglesa e que vimos no post http://liquidoecerto.com.br/2016/01/historia-das-cervejas-english-pale-ale-esb/ .
Outros filhotes do mesmo estilo: Session IPA, Belgian IPA, Black IPA, Red IPA e a Double IPA.
Diferente da ramificação original, que nasceu na Inglaterra, a Double IPA nasceu no Oregon, EUA, nos anos 1990. Em termos de cerveja é muito jovem, com pouco mais de 20 anos.
É considerada a versão mais “forte” entre as IPA, com amargor bem acentuado e elevado teor alcoólico, que varia entre 8 a 13%. Portanto, vale sempre um bom conselho: beba com moderação.
Geralmente sua aparência é mais escura do que uma IPA clássica. A explicação: uso de malte em maiores quantidades, para equilibrar o gosto da cerveja, que tende sempre para um forte amargor apesar de refrescante.
A primeira Double IPA que vamos sugerir para o seu prazer é a De Dochter Extase, de 330 ml.
Ela é fabricada na Bélgica, pela cervejaria De Dochter van de Korenaar. Tem graduação alcoólica de 8,5%. Diz o site oficial que ela é produzida com 14 variedades de lúpulo, o que lhe confere um amargor alto, apesar de durante o degustar você deve perceber um suave dulçor do malte. Harmoniza com carnes, peixes e frutos do mar, massas, aperitivos e um bom e gostoso churrasco.
Outra breja que você deve conhecer é a Molotov Cocktail, embalagem de 355 ml, fabricada na Dinamarca, pela cervejaria Evil Twin, cuja graduação alcoólica é bem alta: 13%. Mantendo a característica básica de uma Double IPA, seu sabor ter amargor marcante e no aroma, ao degustar com parcimônia, você vai perceber notas cítricas, florais e malte caramelo. Harmoniza bem com queijos e sobremesas.
Para um brinde final, sempre em boa companhia, a sugestão vai para você conhecer e apreciar a Speakeasy Double Daddy Imperial IPA, em embalagem de 650 ml. Ela tem graduação alcoólica de 8,5%. Possui coloração cobre, espuma abundante e persistente. É forte o seu amargor, mas com final limpo e seco. Segundo o site oficial, ela é fabricada com 4 variedades do lúpulo Pacific Northwest e dry hopping. Harmoniza muito bem com pratos como costelinha, carnes de caça e queijos fortes.
José Edward Janczukowicz
Fontes (contém adaptações):
http://www.cervejasdomundo.com/Ale.htm
http://www.cervejariavirtual.com.br/25-off-cerveja-de-dochter-extase-330ml-p1156/
http://www.clubedomalte.com.br/produto/Evil-Twin-Molotov-Cocktail-64103
http://www.cervasfortal.com.br/2012/06/estilos-de-cerveja-india-pale-ale-ipa.html