Num verão como o de 2016, onde somos surpreendidos com temperaturas dignas de um inverno, resta improvisar com muita elegância e talento.
Assim, vamos nos preparando para o verdadeiro inverno que muitos analistas apontam que este ano será mais longo e rigoroso. Como saber?! O importante é viver, sem perder o charme e a festa com os amigos.
Uma boa dica no reino das cervejas é você experimentar uma filhota da família Ale, a Old Ale, de origem inglesa.
Vamos avisando, normalmente elas tem um teor alcoólico mais elevado que a maioria das brejas e é ideal para os dias frios. Portanto: moderação!
Ela não é loira. Está mais para uma deliciosa morena, negra ou se preferir chocolate. Algo contra?
Seu DNA revela que ela passa por um processo parecido com as Porter clássicas: maior envelhecimento após a primeira fermentação. E tem mais vantagens: pode ser guardada por um bom tempo antes de consumir. Você escolhe o momento exato de beber.
Foi-se o tempo em que elas passavam meses ou anos maturando (ficando no ponto para nos satisfazer).
Atualmente, esse período é menor, ainda que considerável.
Assim que você assume a experiência de provar uma delas, percebe o aroma levemente frutado. Aí vem o forte sabor maltado que contrasta com suave amargor. No sabor você vai apreciar características comuns a todas elas: caramelo e toffe. Sua cor – que cor! – varia do âmbar claro ao marrom escuro. Morena da cor do pecado! Da cor do prazer! Ideal para os dias frios, claro. Ou não?! A escolha é sempre sua!
Essas maravilhas negras achocolatadas harmonizam com carnes, queijos, sobremesas mil, massas, peixes e frutos do mar, apenas para dar alguns exemplos. Consulte sempre o seu somellier preferido!
Um bom primeiro passo para curtir a deliciosa Old Ale é saborear uma Coopers Extra Strong Vintage Ale. Quem produz é a cervejaria Coopers, australiana, e o seu teor alcoólico é de 7,5%. Seus ingredientes básicos são água, malte, lúpulo e levedura. A temperatura ideal para consumir é entre 8 a 12 graus. Tempinho gostoso e aconchegante. Se puder, curta num copo tipo tulipa, ou pint ou aquele em que você saboreia um bom conhaque.
Esta breja morena passa por bom tempo de fermentação, armazenada em barris de carvalho. Harmoniza legal com queijos e pratos quentes.
Outra preciosidade da família Old Ale que você deve conhecer é a Fuller´s 1845 – de 500 ml. Produzida pela Cervejaria Fuller´s, da Inglaterra, tem graduação alcoólica de 6,3% e a característica cor marrom-claro. A temperatura ideal para consumo é entre 10 a 12 graus. Harmoniza bem com patês, castanhas de caju, amêndoas, caldo de feijão, caldo verde, sopa de legumes, queijos (gouda, roquefort), peru, faisão, massa com molho de tomate, caviar, salmão, moqueca baiana e capixaba, lagosta e torta de limão.
José Edward Janczukowicz
Fontes (com adaptações):
http://www.cervejasdomundo.com/Ale.htm
http://destinocervejeiro.com/estilo-cerveja/old-ale
http://cervejaharmoniza.com/Estilo,Old-Ale,71
https://www.brejas.com.br/cerveja/australia/coopers-extra-strong-vintage-ale