Em 100% dos pubs irlandeses hoje, 17 de março, começa a ser comemorado o Saint Patrick´s Day.
Inicialmente, há muito tempo, idos de 17 de março do ano 461, esta festa ficava restrita aos irlandeses, com homenagens religiosas a São Patrício, Padroeiro do país.
Atualmente, esta festa ganhou dimensão mundial. Certamente pela simpatia que todos os povos têm pelo bispo Patrício e seu método de evangelização, que tinha como símbolo um trevo verde de três folhas que ele usava para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os irlandeses.
É claro que o motivo não é tão simples: foram trinta anos evangelizando os irlandeses em prol da igreja católica.
Para finalizar esta comemoração, marca a tradição que neste dia várias pessoas se vestem de verde e comemoram com festejos em sua homenagem o “Saint Patrick Festival”. A primeira festa desta edição, comemorada em praticamente todos os pubs irlandeses, aconteceu no ano de 1996. No ano seguinte, o festival tornou-se um evento que durava três dias. Em 2000, passou para quatro e enfim, em 2006, para cinco dias.
A grande atração desta comemoração coletiva é a paixão que os irlandeses desenvolveram por apreciar a cerveja de cor verde.
Uma tradição que perdura e inclusive invadiu os pubs dos outros países que adotam o mesmo Festival de Saint Patrick. Como aqui no Brasil!
Mas, afinal, o que é esta tal de cerveja verde?
Fundamentalmente, vale a tradição, a semelhança com o trevo de três folhas. A cerveja verde nada mais é do que uma breja normal com adição de corante verde. Mais uma dica: com as cervejas bem clarinhas, até um corante azul tem o mesmo efeito.
No caso do chope, criado exclusivamente para a festa, em alguns lugares é adicionada uma dose de menta à bebida.
Algumas cervejas populares na Irlanda que seria legal você conhecer e apreciar.
Com um nome bem típico do país, a O’Hara Iris Stout é fabricada pela Carlow Brewing Company. Tem bom teor alcoólico, 4,3% e é aconselhável ser consumida numa temperatura que varia de 8 a 12 graus. O copo ideal é o pint. Com adição generosa de lúpulo fuggle, tem um amargor característico, com aroma rico de café e notas de alcaçuz. A porção extra de cevada assada coloca esta breja numa linha fiel à tradição irlandesa, recriando um gosto que satisfaz bebedores acostumados a emoções fortes.
Uma boa dica é você curtir a Guinnesse Golden Ale. Fabricada pela cervejaria St. Jame´s Gate, tem 4,5% de graduação alcoólica e o copo ideal para degustar também é o pint.
Fabricada com os melhores lúpulos, cevada irlandesa e um malte âmbar especialmente selecionado, é uma cerveja da grande família Ale, com rica cor dourada. Ao saborear, você vai notar a presença sutil da cevada maltada que soma com o amargor agradável e na medida certa do lúpulo e um aroma frutado leve e muito agradável ao paladar.
Um brinde a Saint Patrick!!!
José Edward Janczukowicz
Fontes – (contem adaptações):
http://www.brejas.com.br/cerveja/irlanda/guinness-golden-ale
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_S%C3%A3o_Patr%C3%ADcio
http://www.papodebar.com/cerveja-verde-para-o-saint-patricks-day/
http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/cultura/holiday_saint_patrick.php