O nosso grande homenageado neste post é o elegante e carismático líder de uma das maiores bandas do planeta, que leva o seu nome: Jon Bon Jovi.
Como outras personalidades que já frequentaram esta coluna, Jon Bon Jovi é um bebedor elegante e moderado. Que incluiu a bebida em sua vida como parte integrante do dia a dia, ou em dias especiais, de comemorar o melhor do viver, a dois ou em grupo, com a banda que fundou em 1983. Até hoje, a banda que soma fãs em todo o mundo, já vendeu mais de 130 milhões de discos e foi considerada pela revista Rolling Stone como a segunda mais bem sucedida da história do rock.
Filho de uma família de origem simples, Bon Jovi nasceu John Francis Bongiovi, em 2 de março de 1962, em New Jersey, Estados Unidos. Seu pai foi cantor e a mãe modelo da conceituada revista Playboy. Mais quatro anos, ele ganhou um irmão, Anthony, que futuramente iria cuidar do som e da imagem da futura banda.
Algumas curiosidades sobre o líder Jon Bon Jovi que teve a sorte de estar entre os líderes de uma superbanda e agraciado pelo destino por uma belíssima aparência. Tem olhos azuis, cabelo castanho claro, pesa aproximadamente 76 kg, com seus 1,75m. Seus pratos preferidos: macarrão e pizza, comida mexicana e sushi. Esporte: futebol americano. É católico e suas bebidas preferidas são o drinque Muff Dive (mistura de vodca e conhaque de pêssego) e o vinho Louie.
Casado com Dorothea Rose Hurley desde 1989, que chama por Dot, tem quatro filhos. Jon coleciona carros: tem uma Ferrari, um Camaro, dois Corvettes, um Lincon Premier 1957. E, detalhe: não usa cuecas.
Carreira. Com 7 anos ganhou um violão de sua mãe. Primeira música que aprendeu: “The House of The Rising Sun”, do lendário grupo The Animals.
A banda comandada por Jon Bon Jovi surgiu em 1983. Os integrantes eram: Richie Sambora na guitarra, David Bryan nos teclados, Tico Torres na bateria e Alec John Such no baixo.
Além de vocalista, Bon Jovi toca com muita desenvoltura piano, gaita, teclado, violão e guitarra.
Diferente de outras bandas que se mantêm unida por muitos anos, a Bon Jovi viu muitas idas e vindas entre seus vários integrantes. Alguns, além de brigas e desentendimentos, inclusive Jon, deram um tempo para um ou outro trabalho solo.
O irrequieto Jon Bon Jovi participou como ator em alguns filmes e também como modelo, chegando a fotografar para a grife Versace.
Os brasileiros tiveram a oportunidade de curtir a banda Bon Jovi ao vivo em duas ocasiões: 1995 e 2010. Por enquanto, nenhuma previsão à vista. Vamos sonhar!
Para encerrar, uma história curiosa envolvendo o músico Sebastian Bach, líder do Skid Row e Jon Bon Jovi.
Sebastian revelou que voltou a ser amigo de Jon Bom Jovi após muito tempo de briga. Motivo da discórdia: os dois se envolveram num problema judicial há mais de 20 anos por conta de direitos do primeiro álbum do Skid Row, que teve a ajuda de Jon para decolar.
Foi num restaurante em Londres. Sebastian e Axl Rose jantavam, quando uma garçonete comentou que Jon Bon Jovi estava no outro canto. “Então pensei” – conta Sebastian – “foda-se, irei até lá e direi olá. Éramos bons amigos. Nos cumprimentamos, nos abraçamos e ele foi até a nossa mesa. Bebemos 15 garrafas de vinho e desde então mantemos contato”.
José Edward Janczukowicz