Dentro da grande família Ale, vamos focalizar neste post uma breja da terra dos Beatles e dos Rolling Stones, que faz parte do rico estilo das English Brown Ale.
Fabricada inicialmente para o consumo de operários que trabalhavam o dia inteiro em meio ao calor, as Northern English Brown Ale têm como primos próximos as brejas do subestilo Mild e Southern.
A identificação de uma ou outra está relacionada – como sempre – com os ingredientes, tipos de malte usados, graduação alcoólica, coloração e amargor conforme a International Bitterness Unit, IBU (Unidade de Amargor Internacional).
Em sua maioria, as Northern English Brown Ale têm aroma levemente adocicado, advindo dos maltes utilizados com notas de nozes e caramelo.
Já no primeiro gole, você deve sentir a suave presença do lúpulo. Sua cor está para o âmbar a castanho-avermelhado. O tradicional colarinho bege claro é de baixa persistência. Seu final é meio seco e levemente aveludado. O amargor e a carbonatação, geralmente, são médios.
Outro detalhe que você vai encontrar na maioria das brejas desta vibe é uma baixa graduação alcoólica.
Como dizia um amigo carioca, torcedor do Botafogo – numa época em que o fogão não ganhava nenhuma – “Vamos começar os trabalhos da diretoria”. Traduzindo para os mais leigos: beber cerveja. Com moderação, é claro!!!
Uma das brejas mais festejadas do subestilo English Brown Ale é a Samuel Smith Nut Brown Ale, em embalagem de 550 ml.
Fabricada pela cervejaria Samuel Smith, que citamos em post recente, tem graduação alcoólica de 5,0%, amargor moderado e culmina numa deliciosa Ale seca de cor acastanhada, cujos componentes básicos são castanhas, amêndoas e nozes. Conforme informa o site oficial, é registrada pela Vegan Society como adequada para veganos e vegetarianos.
Harmoniza bem com gulash, bacalhau, o bom e sempre apreciado churrasco, comida mexicana, carne assada, chilli, frango assado, feijão, hambúrguer, rabada, rocambole de carne.
Outra bela dica para curtir com os amigos é a Wells Toffee Sticky Pudding Ale, em embalagem de 500 ml.
Produzida pela cervejaria Wells & Youngs, tem cor marrom-escuro, graduação alcoólica de 5,0% e o copo ideal para seu consumo é o English pint. Ela nasceu da combinação dos ricos sabores de um pudim de caramelo com maltes escuros, somados a aromas de frutas.
Ela harmoniza legal com caldo de feijão, caldo-verde, sopa de legumes, parmesão, roquefort, chester, lingüiça de frango, rosbife.
José Edward Janczukowicz
Fontes (contem adaptações):
http://www.thebeerplanet.com.br/cerveja-inglesa-english-brown-ale-samuel-smith-nut-brown-ale-550ml/p
http://www.cervejasdomundo.com/Ale.htm
http://www.tabernadovale.com.br/cerveja-especial-english-brown-ale-taberna.php
http://www.cervejastore.com.br/cerveja-wells-toffee-sticky-pudding-ale-500ml-p7221/