É a primeira vez que homenageamos no panteão dos Grandes Bebedores uma banda e não somente um dos seus integrantes.
Pode não ser a única.
No caso do Mötley fomos convencidos por um bom motivo.
Contam que em algumas turnês, a banda levava um bar inteiro montado em uma estrutura de madeira. Seguida sempre de um ritual: nos camarins, os convidados eram desafiados a pedir alguma bebida que não existisse no bar. Nunca perderam!
O nome do grupo se pronuncia “mótlei crul”. Nasce em Los Angeles, Califórnia, em 1981.
Tudo começa com a parceira do baixista Nikki Sixx – também teclado e vocal de apoio, e o baterista Tommy Lee, também vocal de apoio e piano. Para dar uma “face própria” ao Mötley Crüe – cujo significado em tradução livre seria: grupo de piratas violentos – temos que somar a guitarra de Mick Mars – mais violão e vocal de apoio e os vocais de Vince Neil.
O Mötley dá os primeiros passos e marca sua jornada como uma banda que toca glam meta, heave metal e hard rock.
São considerados uma das melhores bandas de glam do mundo e contabilizam a venda de 100 milhões de álbuns em todo o mundo, em carreira que chegou – oficialmente – ao fim em 2014. E foi neste ano e 2015 que a banda realizou a sua última turnê, “The Final Tour” – que permitiu ao público brasileiro curtir este som furioso em 19 de setembro de 2015, na sexta edição do Rock in Rio.
É fundamental ressaltar que o Mötley Crüe não pode ser classificado como um Grande Bebedor onde a palavra moderação seja o seu principal atributo.
Irreverentes e polêmicos, os membros da banda ficaram conhecidos por levarem uma vida sempre polêmica, tudo envolvendo bebidas, aditivos mais fortes, muitas mulheres, brigas e prisões.
Alguns integrantes do Mötley apadrinharam várias bebidas. O vocalista Vince Neil, que tinha em seu currículo a tequila chamada Tatuado Tequila, também lançou a vodca Tatuado. Ela é filtrada cinco vezes, engarrafada em Las Vegas e pode ser adquirida por US$ 13,99.
Uma bebida que a banda ajudou a popularizar – viviam tomando shots em seus shows – foi a Jägermeister, produzida na Alemanha desde 1935. Composta por 56 ervas, frutas e raízes deve ser consumida pura – sempre bem gelada – ou acompanhando uma breja.
Como grandes celebridas mundiais, o nome do Mötley Crüe foi associado a uma edição limitada do uísque Jack Daniel’s. Foi em 2011. A banda visitou a fábrica no Tennessee e constatou que a série especial seria extraída de um mesmo barril, sem misturas, com adição de material proveniente de outros recursos de armazenagem, como a madeira temperada.
O dia 31 de dezembro de 2015 marcou o fim da banda Mötley Crüe. Mas os fãs podem curtir seus integrantes em projetos solo.
Vince Neil tem planos de novos shows com banda própria. Tommy Lee e Nikki Sixx sempre envolvidos em projetos paralelos. E até Mick Mars – considerado o mais recluso da turma – anuncia se aventurar em terreno solo.
José Edward Janczukowicz