Desde 1983, quando participou do seu primeiro filme, “O Retorno de Max Dugan”, até 2016, o nosso homenageado contabiliza mais de 50 trabalhos em sua carreira.
Filho do grande ator Donald Sutherland (“Mash”, 1970), nasceu Kiefer William Frederick Dempsey George Rufus Sutherland, em Londres, no dia 21 de dezembro de 1966.
A carreira de Kiefer começa cedo e já nos anos 1980 ele emplaca seus trabalhos mais emblemáticos. Em 1986, é um menino mau no drama/suspense “Conta Comigo”, dirigido por Rob Reiner, que até hoje é um dos filmes mais citados e prestigiados quando em debate a questão superação envolvendo o início da adolescência. Completam a trilogia: “Garotos Perdidos”, de 1987 e “Jovens Pistoleiros”, 1988.
No início do século XXI, nasceu a série “24 Horas”, da Fox, transmitida pela primeira vez em 6 de novembro de 2001 – tecnicamente dois meses depois dos ataques às Torres Gêmeas – onde Kiefer dá vida a Jack Bauer, um agente nada convencional da Unidade Contraterrorismo.
O seriado “24 Horas” reinou por muitos anos nas TV´s das casas americanas e em lares do mundo inteiro. Com um formato inédito, onde a ação acontece praticamente em tempo real.
Somado ao formato, temos um personagem com um DNA conturbado típico dos dias atuais. Passeando entre ser um herói que, tal qual um James Bond, salva várias vezes o mundo moderno da ameaça terrorista, ao homem comum com seus problemas de relacionamento pessoal/ familiar e profissional.
Sucesso em dezenas de países, “24 horas”, teve 192 episódios, ao longo de oito temporadas e rendeu ao nosso jovem homenageado o Globo de Ouro em 2002, como Melhor Ator em Série de Televisão-Drama e um Emmy de Melhor Ator em Série Dramática em 2006. Gravar uma série como “24 Horas” sempre foi um trabalho da pesada que exigia extrema dedicação: muitas vezes Kiefer e equipe passavam 15h por dia, seis vezes por semana, no set de filmagem.
Kiefer Sutherland nunca negou que a bebida e o beber faziam parte de sua vida.
Nem sempre foi um garoto totalmente responsável, sendo inclusive apanhado algumas vezes pela polícia por dirigir embriagado nas ruas de Hollywood.
Em plena sétima temporada da série “24 Horas”, o site “TMZ”(de Portugal) registrou mais uma – entre tantas – bravata do nosso homenageado bad boy.
Num intervalo das filmagens, ele convida parte da equipe para o bar “The Spot”, em São Pedro, Califórnia, e oferece uma rodada por sua conta. Kiefer bebeu uísque e refrigerantes e pagou uma conta de 340 euros, mais uma generosa gorjeta no valor de 135 euros.
Desta vez, no entanto, para não arriscar mais uma confusão com a polícia local, Kiefer foi para casa conduzido por um motorista particular.
Sempre que perguntam qual é a sua bebida predileta, Kiefer responde: uísque e Coca-Cola. Prova disso é que em 2006, numa festa de Halloween, ele foi vestido – fantasiado – como se fosse uma garrafa de J&B Whiskey.
A música também está presente na vida de nosso Grande Bebedor. Com um velho parceiro da estrada fundou um pequeno estúdio e lançou/produziu vários grupos musicais. E nunca escondeu sua vontade – falta-lhe o talento – de ser um guitarrista. Quando “arranha” suas canções, Kiefer Sutherland só toca com guitarras da marca Gibson, que segundo amigos, possui mais de 60 em sua casa.
José Edward Janczukowicz