As loiras geladas ou em temperatura ambiente, que ambientam e alegram a minha vida e a de milhares de homens e mulheres no mundo, peço vênia.
Vou abrir uma linda passarela para as tecnicamente definidas como escuras, que no “meu dicionário politicamente e etilicamente correto” vou chamar de morenas, marrom, mulatas e negras.
Estou falando de cervejas cuja cor vai do cobre ao castanho-escuro, cor e sabor de chocolate, caramelo e outros prazeres mais.
No foco, as cervejas do estilo Dunkel.
Estilo típico das brejas produzidas na Baviera, mais precisamente na região de Munique, bem antes das tecnologias que tornaram possível a criação de cervejas pilsen.
Dunkel em alemão significa “escuro”. E isso define essa cerveja bem maltada, espumante, com notas de torrefação em seu paladar. O aroma adocicado provem do malte, com notas de chocolate e caramelo, embora não deva ser exagerado ou enjoativo. O teor amargo é médio-baixo e contrabalança com o doce do malte. Mesmo utilizando malte torrado, não costuma ter odor pronunciado e paladar residual, apresentando pequenos traços de torrefação no sabor. Um leve aroma de lúpulo nobre é aceitável, sendo que normalmente são utilizados o Hallertau e o Tetnang. Sua graduação alcoólica varia entre 4% e 6%. E a cor varia do marrom claro ao marrom muito escuro!
Uma das cervejas do estilo Dunkel mais festejadas é a Altbairisch Dunkel, produzida pela Ayinger, cervejaria localizada na Bavária e fundada em 1878. Seu teor alcoólico é de 5%. Feita com água, malte de cevada, fermento e lúpulo e, atualmente, traz a observação de que contém glúten. Ao saborear o primeiro gole, você percebe o malte doce e torrado, com deliciosa presença do lúpulo. Percebe também a “presença” suave de frutas, café e chocolate. Temperatura ideal para consumo: entre 7 a 9 graus centígrados. Harmoniza com massas, salsichas, carnes vermelhas grelhadas, lasanha, chester, lombo de porco e a nossa querida e amada feijoada.
Outra breja estilo Dunkel para experimentar é a Hofbräu München, embalagem de 500 ml. Tem o mérito de ser a primeira cerveja fabricada pela Hofbräu e figura como referência mundial deste estilo. É uma breja normalmente escura, muito refrescante, com notas tostadas remetendo à chocolate, café e notas picantes de lúpulo. Sua graduação alcoólico está na casa de 5,5% e harmoniza bem com carne assada, carnes grelhadas, o bom e sempre bem-vindo churrasco e frituras em geral.
Produzido em várias partes do mundo, o estilo Dunkel tem nobre representante na República Checa. É a Velkopopovický Kozel Cerny. Tem graduação alcoólica baixa, 3,8%, sendo produzida desde 1874.
Ao primeiro gole, você vai perceber que é uma cerveja bastante suave, um pouco adocicada com leve percepção da presença de caramelo. Até o último gole, você saboreia uma breja com pouco amargor e gosto de malte mais acentuado.
José Edward Janczukowicz
Fontes:
http://bierwein.com.br/cerveja/hb-dunkel-500-ml/
http://www.brejas.com.br/cerveja/alemanha/ayinger-altbairisch-dunkel