O estilo deste post, Rauchbier, tem passaporte e certidão de nascimento na cidade de Bamberg, estado da Baviera, Alemanha, em data que remonta ao início do século XVI!
Corresponde a uma cerveja que tem como característica principal aromas e sabores de defumado.
Seu nascimento vem acompanhado de uma velha lenda. Contam que durante um incêndio de uma cervejaria o malte armazenado foi contaminado por fumaça (rauch, em alemão).
Sendo muito pobre, o cervejeiro, assim mesmo, vendeu a tal breja produzida por aquele malte defumado. Em vez de levar um grande “puxão de orelha”, o produto caiu no gosto popular, agradou o paladar dos consumidores, foi um sucesso, virou estilo e até hoje está ao nosso dispor!
Tanto que existe, inclusive, uma forma de melhor desfrutar o sabor de uma autêntica Rauchbier. Que funciona como um aviso e aula para os novos e possíveis adeptos: “ Aos que acharem o gosto um pouco estranho no primeiro gole, não se deixem desanimar, pois logo vão perceber que a vontade de beber não vai embora, mas o prazer aumenta a cada segundo.”
Os apreciadores fanáticos destas brejas emersas no fumacê costumam dizer: “Quem nunca experimentou a Schlenkerla Rauchbier não pode afirmar que esteve em Bamberg.”
Explicando. “Schlenkerla” é a cervejaria mais tradicional e prestigiada da região. O nome nasceu demarcando o local onde era produzida a cerveja defumada, de acordo com o mestre cervejeiro, que era manco. Dono de um andar “schlendernden – balançante”.
E como, hoje, século XXI, conseguir um “acidental sabor defumado e fresco na cerveja”? Durante o processo de secagem, a cevada é exposta à fumaça de madeira de faia. Esse malte é somado ao lúpulo especial e maturado nos porões com mais de 600 anos de idade. Simples, não?!
Se você quiser ter a melhor amostra do estilo de brejas Rauchbier, o caminho do arco-iris leva direto para um bar e uma Aecht Schlenkerla Rauchbier Weizen 500ml, a defumada mais conhecida e apreciada de Bamberg.
Fabricada desde 1678, tem graduação alcoólica de 5,1% e a temperatura ideal para o seu consumo deve estar entre 7 a 8 graus – portanto, aproveitem o inverno! É uma breja bem escura, aromática.
Os apreciadores desta maravilha levam muito a sério o conselho de “moderação” e acrescentam a “persistência” no cardápio. Tem absoluta certeza que o segundo copo será melhor que o primeiro, e que o terceiro mais gostoso do que o segundo.
No quesito harmonizar, manda a tradição – caso você queira curti-la por inteiro – tomar a Aecht Schlenkerla Rauchbier Weizen saboreando um bolo de carne e um pãozinho com cominho. A noite, você pode apreciar todo o seu sabor acompanhando carnes defumadas, queijos coloniais ou salsichas alemãs com chucrute.
Você pode, também, tomar essa breja sozinho ou acompanhado, pois, dizem, “ que ela aproxima e alegra os conhecidos e os que ainda vão se conhecer.”
Outras cervejas do estilo Rauchbier: Smoke on the Water Küd (dedicada aos fãs da banda Deep Purple); Samuel Adams® Bonfire Rauchbier; Charabonniere; Les Trois Mousquetaires; Aecht Schlenkerla Fastenbier; Spezial Rauchbier Lager.
José Edward Janczukowicz
Fontes:
http://www.schlenkerla.de/rauchbier/beschreibungb.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rauchbier
http://www.stuttgart.com.br/cerveja-rauchbier-de-malte-de-cevada-500ml-schlenkerla.html
http://www.brejas.com.br/cerveja/alemanha/aecht-schlenkerla-rauchbier-maerzen