A frase acima até poderia ser um bordão de caminhão, daqueles que cruzamos na estrada e damos risada por sua verdade sincera e sintética, uma espécie de poesia da vida moderna. Mas acontece que não estamos aqui para brincadeira: cerveja em moderação faz – mesmo – bem para a visão, afirmaram cientistas canadenses e norte-americanos durante o Congresso Internacional de Química das Sociedades do Pacífico, realizado em Honolulu (Havaí).
Os pesquisadores John Trevithick e Maurice Hirst, PhDs. pela Universidade de Western Ontário (Canadá) em conjunto com Joe Vinson, PhD. pela Universidade de Scranton (EUA) apresentaram o resultado de estudos evidenciando que o consumo moderado de cervejas escuras, no tocante às do tipo ale e stout, pode reduzir em até 50% a incidência de aterosclerose e cataratas – sobretudo em diabéticos.
O segredo, segundo John Trevithick, está nos antioxidantes presentes na bebida: eles protegem a mitocôndria celular – parte responsável por produzir energia para todas as células, incluindo as células dos olhos. “Acreditamos que isso possa ser um dos fatores que contribuem para uma menor incidência de cataratas em pessoas que ingiram uma dose por dia”, comenta o pesquisador. O americano Joe Vinson complementa: “em comparação a outras bebidas, a cerveja possui uma boa quantidade de antioxidantes. Com certeza pode-se obter um benefício a partir deles”.
A boa notícia poderá ajudar a prevenir a incidência de cataratas que, só no Brasil, fez com que quase 350 mil pessoas operassem a doença no ano de 2010. Um verdadeiro colírio para os olhos, a cerveja inimiga dos óculos só funciona se o consumidor for sábio e prudente. Neste caso, se tivéssemos um caminhão, o nosso bordão seria: “uma dose de cerveja por dia traz toda a alegria”.
Com informações de: American Chemical Society, BBC Brasil, Dicionário Etimológico, Governo Federal Brasileiro e Science Daily.com