O Universo-cervejeiro, tal qual o texto do poeta, é uma metamorfose ambulante.
E sempre será! Felizmente!
O ponto de vista básico que adotamos para melhor explorá-lo foi através dos vários estilos, sub estilos. classificações livres e ocasionais que nos apresentam novas cervejas. Uma divisão que não pode e nem deve ser por demais rígida!
Nosso estilo focalizado, com total liberdade, depende de somar com outros estilos para produzir suas deliciosas filhotas. É um estilo que precisa de outro como base para existir.
Estamos falando das Fruit Beer, estilo tipo “obra aberta” ( a tal da metamorfose ambulante) que pode se referir a várias cervejas fabricadas com alguma fruta, adicionada como adjuvante ou aromatizante. A fruta pode dominar o seu perfil aromático e o sabor; em alguns casos servir como forte apoio, nunca inadequada na composição. As melhores são aquelas brejas cujo equilíbrio dos dois estilos harmoniza muito bem. A presença da fruta não deve se sobrepor ao estilo original, mas sim enriquecê-lo.
Ao buscar uma Fruit Beer você vai perceber que a questão teor alcoólico é extremamente variada.
Garçom, uma “Blanche Namur Rosée” para começar nossa viagem pelo universo-cervejeiro das Fruit Beer.
É uma belga, fabricada pela Du BOCQ, com teor alcoólico bem suave de 3,4%. Tem a mesma qualidade da Blanche de Namur, com toques suaves de framboesa, que resultou numa breja refrescante, frutada e ligeiramente picante, com amargor quase imperceptível. Sua cor tende ao marrom escuro e ela harmoniza legal com amêndoas, queijos, sobremesas a base de frutas vermelhas e chocolate.
Diante de uma “Black & Blue”, prevalece sempre o aviso: beba com cuidado e moderação. Fabricada pela Dogfish, tem graduação alcoólica de 10%. Seus ingredientes básicos são: água, malte, leveduras, purê de framboesa preta e purê de mirtilo. Na fermentação, o levedo alimenta-se dos açúcares das frutas cujo resultado fornece à cerveja seu alto teor alcoólico. O purê das frutas é adicionado quando a cerveja deixa a cervejaria.
Como saideira, vamos experimentar uma breja cuja fruta é muito comum em nosso dia a dia. É a “Wells Banana Bread”, de 500ml. Inglesa de nascimento, tem moderado teor alcoólico de 5,2%. Combina o delicado amargor de uma bitter tradicional com o sutil sabor da banana. Harmoniza bem com sobremesas a base de frutas, torta de banana, mousse de abacaxi, moqueca de banana e peixe.
José Edward Janczukowicz
Fontes:
BJCP 2008;
http://www.brejas.com.br/cerveja/estados-unidos/black-and-blue
http://www.cervejariavirtual.com.br/cerveja-du-bocq-blanche-namur-rose-330ml-p130/
http://www.thebeerplanet.com.br/cerveja-inglesa-fruit-beer-wells-banana-bread-500ml/p