Você pode definir estas brejas como filhas de um “espírito totalmente livre”. Ponto de partida propício e multifacetado para alimentar a criatividade de mestres cervejeiros profissionais e amadores.
Tudo começa com uma cerveja-base, pode ser da grande família Ale, Lager ou Lambic. Dois: deve lembrar o inverno e principalmente as tradições do Natal. Três: o céu é o limite!
Conforme nos orienta a BJCP, uma grande variedade de aromas é possível compor este estilo. Várias brejas levam biscoitos natalinos, pão de gengibre. Podem incluir uma farta e rica combinação que coloca no tabuleiro da criatividade a pimenta-da-Jamaica, noz-moscada, cravo-da-Índia, canela, anis, cascas de várias frutas – cítricas ou secas como uva passa, ameixa.
Sendo sazonais, abrangendo inverno e Natal, em sua maioria são cervejas mais encorpadas, densas, espuma farta e um teor alcoólico que varia de 6,0% a 9,0%, em raros casos chegando a 12%. Portanto, o aroma de álcool estará presente mas bem equilibrado.
A aparência das Christmas / Winter Specialty Spiced Beer varia do âmbar médio, avermelhado a escuro e do límpido ao opaco. O colarinho, de boa formação, pode variar de branco a bege.
E o “pulo do gato” fundamental para todos os mestres cervejeiros: a variedade de ingredientes deve servir como suporte e ser equilibrada, nunca a ponto de “aparecer mais” do que a cerveja-base. Cabe a eles a missão de avaliar quais ingredientes funcionam bem e quais não, buscando sempre o quesito harmonia.
Você deve estar se perguntando: Ok, é um estilo de brejas ligado às tradições natalinas do hemisfério norte, onde “bate um frio de lascar”. Mas, aqui no Brasil, não. O Natal acontece em pleno verão, dias ensolarados e a temperatura chegando aos 40 graus.
Algumas respostas: nada impede que você curta estas brejas no inverno. E durante o Natal, precisamente, estas delícias harmonizam para lá de bem com as tradicionais ceias que festejam o nascimento de Cristo e a chegada de um novo ano.
Vamos começar pegando leve e conhecer uma breja produzida nos Estados Unidos. A Anchor Our Special Ale, de 355ml, tem mínima graduação alcoólica de 5,9% e é fabricada pela Anchor Brewing, que mantem uma tradição desde 1975: lançar sua breja de Natal, com uma nova receita e o desenho de um pinheiro diferente no rótulo a cada ano.
A edição de 2012, que vamos experimentar, apresenta cor escura tendendo para avermelhada, aromas e sabores picantes bem suaves, que remetem a frutas cristalizadas. Harmoniza com comidas natalinas, como assados e até sabores adocicados que podem estar presentes no prepare de um peru, tender ou de uma tradicional rabanada.
Em nossa festa não pode faltar uma cerveja belga. A Bocq Christmas, fabricada pela DuBocq, tem graduação alcoólica de 8,1% e a temperature ideal para seu consumo deve ficar entre 8 a 12 graus. Tem cor escura-clara, espuma forte e um aroma que induz a presença de coentro e alcaçuz. Harmoniza com carnes vermelhas, carnes picantes e queijos em geral.
Na saideira, uma breja fabricada na Itália. A 25 Dodici, produzida pela Birra del Borgo, chega a 9,5% de graduação alcoólica para esquentar o verão e Natal. A temperatura ideal para consumo é entre 8 a 12 graus e o copo “na medida certa” é a tulipa. Nos primeiros goles você perceberá a presença de passas e casca de laranja. Também vai curtir o gosto de caramelo, groselha, que proporciona um agradável fim levemente amargo.
José Edward Janczukowicz
Fontes:
http://www.brejas.com.br/cerveja/italia/25-dodici
http://www.cervejastore.com.br/cerveja-anchor-christmas-ale–our-special-ale–2013—355ml-1546/p
BJCP 2008