Os amigos do Liquido e Certo conhecem o estilo Fruit Beer, que está no endereçohttp://liquidoecerto.com.br/2016/10/historia-das-cervejas-fruit-beer/
Ele define as brejas fabricadas com adição de alguma fruta, como coadjuvante ou aromatizante.
Neste post vamos conhecer as brejas do estilo Spice, Herb or Vegetable, cujadefinição é bem simples, apesar de resultar em mil e uma variações. É uma união, o mais harmoniosa possível, de especiarias, ervas e/ou vegetais e alguma cerveja.
Aqui a palavra fundamental é: harmonia.
Segundo o BJCP 2015, o caráter de especiaria, erva e/ou vegetal deve ser evidente, mas em balanço com a cerveja. Caberá à habilidade e criatividade do mestre cervejeiro reconhecer e compor uma fórmula onde o aroma das especiarias – que tem tons até bem distintos – vá de sutil até agressivo. Algumas combinações podem não ser facilmente percebidas ao primeiro gole. Tente um segundo. Na dúvida, um terceiro!
As especiarias, ervas e/ou vegetais devem adicionar uma complexidade extra à cerveja, marcar um estilo, sem desbalancear a apresentação resultante. O aroma de lúpulo pode estar ausente ou balanceado, nunca de forma pronunciada.
Nos quesitos cor e espuma, dependendo da especiaria, erva ou vegetal as cores da cerva serão influenciadas. A espuma também. A presença do chocolate como ingrediente leva as cores para um morenaço e suas variedades.
No quesito teor alcoólico, atenção redobrada, visto ela ser extremamente variada neste estilo, em alguns casos chegando a casa dos 16%.
Em linhas gerais, os ingredientes mais usados são: abóbora, gengibre, canela, chocolate, baunilha, mel e pimenta.
Nossa primeira breja vem da Áustria e é produzida há mais de 530 anos. É a Edelweiss Weissbier Snowfresh, da cervejaria Hofbräu Kaltenhausen, fundada em 1475. Sua graduação alcoólica esta dentro de uma faixa média, 5% e a temperatura ideal em que deve ser consumida e entre 5 a 7 graus. É uma cerveja a base de trigo, com água proveniente dos Álpes Suíços Austríacos. O ingrediente principal desta breja é definido pelo site da cervejaria como “ervas alpinas” e da flor que é encontrada somente por lá, de nome Edelweiss – conhecida como um símbolo de pureza e preciosidade.
A breja Foothills Cottonwood Pumpkin nasce em Winston-Salem, Carolina do Norte, EUA. Produzida pela Foothills tem 5,3% de teor alcoólico. É uma representante da grande família Ale, de cor clara, que usa em sua composição canela, noz-moscada, cravo, gengibre e uma abóbora real, misturados a maltes norte-americanos e britânicos. Perfeita para harmonizar com a torta de abóbora da mamãe.
Nossa saideira vem com uma pegada mais forte. Vamos pedir uma Kentucky Pumplin Barrel Ale, produzida na Alltech Lexington. Sua graduação alcoólica é de 10%, o que nos leva a redobrar a atenção no quesito parcimônia. Breja envelhecida em barril de bourbon fresco, tem como ingredientes a abóbora Kentucky, canela, noz-moscada e pimenta da Jamaica. Complementam a base desta cerva a doçura do caramelo e da baunilha. O teor alcoólico é praticamente imperceptível na harmonização geral, resultando numa cerveja saborosa.
José Edward Janczukowicz
Fontes:
BJCP 2015
http://www.totallybeer.com.br/conteudo/132/11/14/211_Spice_/_Herb_/_Vegetable_Beer#.WH-8GFUrKM8
http://www.brejas.com.br/cerveja/austria/edelweiss-weissbier-snowfresh
https://www.ratebeer.com/beer/foothills-cottonwood-pumpkin/188190/
https://www.ratebeer.com/beer/kentucky-pumpkin-barrel-ale/227218/