Nossa aventura para conhecer e descobrir o vasto universo cervejeiro tem um estilo casual. Mesclamos raridades e pequenas criações de mestres profissionais, amadores e até aqueles que ocasionalmente, por acidente ou descuido, acabam produzindo uma nova breja. Experimentar, gostar ou não gostar, essa a nossa e vossa, leitores, nobre missão neste vasto mundo.
Muitas brejas Já focalizadas em Líquido e Certo tinham como raiz principal as Pale Lager, família poderosa, que mata a sede e patrocina gostosos reencontros e festas em quase todos os países do mundo. E é esta família, em cujo seio estão as International Pale Lager ou simplesmente Pale Lager que vamos hoje visitar, conhecer e saborear. Viemos para beber civilizadamente, com moderação, apreciando como um presente cada gota destas cervejas.
As “loirudas” do estilo Pale Lager, também conhecidas como Lager Claras, são o principal grupo da grande família Lager. Além das Pilsen, a família inclui as Dortmunde, DryLager, Helles e SpezialLager. Quando você lê no rótulo “Premium”, saiba que este lance marqueteiro surgiu nos mercados norte-americanos, as brejas têm nível alcoólico pouco maior – o regular fica entre 4,5% a 6% – mais cevada na sua composição e uma pitada a mais de lúpulo.
O consumo em massa das Pale Lager no mundo, onde recebem diferentes denominações, demonstra que elas fazem parte do Universo-Cerveja como produtos gostosos, fáceis de consumir, que fazem “amigos e amigas” facilmente e são reconhecidamente “matadoras” da sede, bem como refrescantes. Representam o estilo de cervejas mais popular dos Estados Unidos.
Os ingredientes básicos utilizados são o malte de cevada, lúpulo bem suave ou quase imperceptível, que tem a função de ser picante, floral ou herbal, e adjuntos como o arroz, milho ou açúcar.
A aparência das International Pale Lager/ Pale Lager tende sempre para o amarelo palha ou amarelo ouro. Sua transparência chama a nossa atenção pela lucidez. E a espuma branca, robusta, não dura muito tempo.
Logo nos primeiros goles, você vai perceber que algumas destas brejas apresentam um suave sabor que lembra pão e biscoitos. Observe que baixos níveis de características de levedura, como uma leve nota frutada da maçã, não é considerada uma falha e aceita normalmente.
Mais alguns goles e você sente que a cerva tem corpo leve e médio, moderada a alta carbonatação, que pode ser sentida na língua.
A origem das Lager Claras, vem da cidade Tcheca Plzen do ano da graça de 1838. Tanto a população como os donos das tavernas estavam insatisfeitos com as cervejas por lá produzidas e consumidas. Taverneiros, reunidos decidiram construir uma cervejaria no subúrbio de Bubenc. Na produção usaram os conhecimentos do pessoal de Munique com seus procedimentos de fermentação a fundo (Lager). Somaram o malte de Morávia, que era mais leve e a nova cerveja que nasceu era algo jamais experimentado. O resultado virou como um terremoto, e praticamente todos na região e em outros países queriam produzir brejas semelhantes.
Exemplos Comerciais: Asahi Super Dry, Birra Moretti, Corona Extra, Devils Backbone Gold Leaf Lager, Full Sail Session Premium Lager, Red Stripe, Singha.
José Edward Janczukowicz
Fontes:
https://www.beerbier.com.br/blog/cervejas-pale-lager/
http://www.brejas.com.br/cerveja.shtml
BJCP 2015
http://allaboutbeer.com/article/international-pale-lagers/
http://www.ocontadordecervejas.com.br/afinal-pilsen-ou-lager-2/