As brejas que vamos conhecer, curtir, bebericar têm uma linhagem nobre. Fazem parte da grande família Ale. Mais precisamente das English Pale Ales, que deram origem às British Bitter. Isso foi lá pelos anos 1800 e estas maravilhas eram saboreadas/servidas direto do barril de madeira, a temperatura ambiente, com pouca ou nenhuma pressão.
Tem vários filhotes, desde as mais escuras e doces, às mais claras, lupuladas.
Abram alas para as Ordinary Bitter, pedidas também como Standard.
O principal diferencial (extremamente sutil) destas brejas é que ao saborear o último gole, fica a impressão geral de amargor. Nada que ofusque outras características importantes: o baixo nível de álcool, baixa carbonatação, suave variação no sabor e intensidade do malte que resultam numa cerveja refrescante e fácil de beber.
Mais um gole e você percebe segredos como o leve sabor frutado, pão ou biscoito tostado e o aroma caramelado de malte. Sua cor varia entre o amarelo claro e o cobre.
Aprofundando características, O BCJP nos ensina que estas brejas podem usar o malte Pale, Âmbar ou Cristal. Em alguns casos, vai bem um pouquinho de malte preto para ajuste de cor. Como adjuntos, entram açúcar, milho ou trigo. Lúpulos ingleses são os preferidos, apesar do estilo aceitar com simpatia outras variedades.
Quem começa a desfile neste post é a Fuller”s Chisvick Bitter, com seus 3,5% de graduação alcoólica e receita que foi registrada em 1930. Recebe elogios por sua característica de frescor, suavidade e equilíbrio na distribuição de seus ingredientes – cujo lúpulo mistura as variedades Northdown e Challenger. Em site oficial, seus criadores indicam a Fuller’s como uma cerveja perfeita para o horário de almoço em dias de trabalho. Harmoniza legal com carnes vermelhas.
Por ser do estilo Ordinary Bitter/Standard, a nossa segunda breja a desfilar, Adnams Southworld Bitter, tem a forte graduação alcoólica de 4,1%. Produzida pela Adnams, consome 123 calorias, facilmente encontrada em frascos ou latas de 500ml. Como é típico, considerada uma cerveja refrescante. Com ligeira inclinação para ser amarga, ela é propícia para harmonizar com alimentos mais gordurosos, como carnes assadas e pratos mesclam peixes e massas.
Fechando a conta, vamos pedir uma Young’s Bitter. Produzida pela Charles Welles, tem 3,7% de graduação alcoólica e indica que seu consumo resulta num gasto de 111 calorias. Sem quebrar as regras do estilo, é cerveja refrescante, fácil de beber e com um agradável aroma frutado que te leva suavemente para um agradável acabamento amargo.
José Edward Janczukowicz
Fontes:
http://www.brejas.com.br/cerveja/inglaterra/fullers-chiswick-bitter
http://destinocervejeiro.com/estilo-cerveja/standardordinary-bitter
BJCP 2015
http://cervejamonstro.com/2013/04/06/ordinary-bitter/
https://www.ratebeer.com/beer/adnams-southwold-bitter-bottle-can/151794/